O presente trabalho apresenta por meio de referências bibliográficas, a realidade da comunidade escolar e os desafios que são encontrados sobre como tratar as questões de diversidade sexual, sendo trabalhadas as propostas dos direitos humanos para a inclusão de todos. Durante o trabalho foi discutido toda a questão sobre sexualidade, juntamente com as questões de identidade de gênero e afetividade. Discutimos também sobre a orientação sexual, diversidade sexual, o preconceito existente sobre a sexualidade que se faz cada vez mais presente, a escola e a matriz heterossexista, o (a) professor (a) no trato sobre as questões da sexualidade. Foi abordado também uma breve história sobre os direitos humanos e como esses direitos devem ser aplicados no espaço escolar tendo como base essa temática que está sendo discutida. Quando abordado essa temática procura-se acatar a sexualidade e seus direitos como intrínseco, que se faz necessário e que se manifesta no ser humano ao nascer, até o fim de sua vida. Portanto, o nosso interesse em abordar a diversidade na escola e suas propostas embasadas nos direitos humanos no que se refere à educação sexual, orientação sexual, a proposta da escola e a conduta do (da) professor (a) quanto a sua contribuição. Acreditamos que este trabalho venha a contribuir tanto ao ambiente escolar, quanto aos educadores orientando, promovendo discussões sobre a temática, buscando a quebra de tabus por meio de debates. Que contribua assim, para um ambiente mais saudável a todos, garantindo os direitos e liberdade aos indivíduos, e que se torne cada vez mais presente o respeito ao próximo.