O projeto de Educação Ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: uma reflexão sobre a prática pedagógica refere - se a uma intervenção escolar com o intuito de desenvolver uma metodologia inserindo o tema Educação Ambiental. Neste contexto, objetivou-se aprimorar o conhecimento do educando do 2º ano de uma escola privada da cidade de Campina Grande - PB, estimulando mudanças de postura. O presente trabalho buscou trabalhar com alguns teóricos, dentre eles o Hernández (1998) que destaca os projetos de trabalhos de forma interativa, como uma fonte de conhecimento, em que o aluno compreender a sua realidade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes de suas próprias ações. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados de atividades desenvolvidas que foram divididas em dois momentos. No primeiro momento foi realizada uma palestra sobre o tema Educação Ambiental. Seguida de um passeio pelas dependências da escola, com um olhar crítico em relação aos problemas encontrados. Foi trabalhada a música “Xote Ecológico”, para posterior produção de cartaz, bem como a participação de alunos representando o fiscal da limpeza, o qual orientava sobre os cuidados que deve ter com o meio ambiente. No segundo momento foi trabalhada a literatura Odisséia Ambiental para produção de um livro de pano, mediada pela pesquisadora. Seguida da apresentação teatral de acordo com análise temática. Os resultados através das ações confirmam certo nível de consciência sobre suas atitudes capazes de mudanças de postura, gerando uma sensibilização que levou os mesmos a buscar soluções, para resoluções de problemas ambientais, manifestando satisfação através das atividades realizadas. Portanto, a prática da Educação Ambiental implantada no âmbito escolar insere-se como uma medida adequada para se processar as transformações e desenvolver a conscientização ambiental obtendo uma melhor qualidade de vida.