Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA RELACIONANDO A TEORIA DE NOVAK

Palavra-chaves: ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22626
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 2206
    "titulo" => "A PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA RELACIONANDO A TEORIA DE NOVAK"
    "resumo" => "Este trabalho retrata um relato de experiência de uma sequência de atividades direcionadas em sala de aula, em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, em uma escola estadual localizada no município de Belém-PB. Por meio dessa sequência didática, pretendemos fazer uma reflexão acerca da prática de ensino em Biologia, imbricando com as concepções da Teoria de Novak, que defende a Aprendizagem Significativa, envolvendo um evento educativo, relacionando aluno e professor, o conteúdo, o meio social e a avaliação, considerando os significados traduzidos nas formas de aprendizagem. Para tal consecução, foram adotadas diferentes estratégias didáticas, com a intenção de motivar a participação, a produção, interatividade e interesse dos educandos em relação ao conteúdo estudado. A cada etapa que foi sendo desenvolvida, pudemos fazer várias observações da forma como os alunos se inserem na formulação do conhecimento, pois é notável a forma como demonstram participar do processo, desde a aula tradicional a trazer propostas de atividades tecnológicas, que atraem bastante e proporcionam curiosidade. Além de ser uma forma deles tentarem demonstrar suas habilidades e competências com atividades inovadoras e diferenciadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2206_13092016120425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLY DE CARVALHO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLY"
    "autor_email" => "chellyjm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22626
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 2206
    "titulo" => "A PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA RELACIONANDO A TEORIA DE NOVAK"
    "resumo" => "Este trabalho retrata um relato de experiência de uma sequência de atividades direcionadas em sala de aula, em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, em uma escola estadual localizada no município de Belém-PB. Por meio dessa sequência didática, pretendemos fazer uma reflexão acerca da prática de ensino em Biologia, imbricando com as concepções da Teoria de Novak, que defende a Aprendizagem Significativa, envolvendo um evento educativo, relacionando aluno e professor, o conteúdo, o meio social e a avaliação, considerando os significados traduzidos nas formas de aprendizagem. Para tal consecução, foram adotadas diferentes estratégias didáticas, com a intenção de motivar a participação, a produção, interatividade e interesse dos educandos em relação ao conteúdo estudado. A cada etapa que foi sendo desenvolvida, pudemos fazer várias observações da forma como os alunos se inserem na formulação do conhecimento, pois é notável a forma como demonstram participar do processo, desde a aula tradicional a trazer propostas de atividades tecnológicas, que atraem bastante e proporcionam curiosidade. Além de ser uma forma deles tentarem demonstrar suas habilidades e competências com atividades inovadoras e diferenciadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2206_13092016120425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLY DE CARVALHO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLY"
    "autor_email" => "chellyjm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho retrata um relato de experiência de uma sequência de atividades direcionadas em sala de aula, em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, em uma escola estadual localizada no município de Belém-PB. Por meio dessa sequência didática, pretendemos fazer uma reflexão acerca da prática de ensino em Biologia, imbricando com as concepções da Teoria de Novak, que defende a Aprendizagem Significativa, envolvendo um evento educativo, relacionando aluno e professor, o conteúdo, o meio social e a avaliação, considerando os significados traduzidos nas formas de aprendizagem. Para tal consecução, foram adotadas diferentes estratégias didáticas, com a intenção de motivar a participação, a produção, interatividade e interesse dos educandos em relação ao conteúdo estudado. A cada etapa que foi sendo desenvolvida, pudemos fazer várias observações da forma como os alunos se inserem na formulação do conhecimento, pois é notável a forma como demonstram participar do processo, desde a aula tradicional a trazer propostas de atividades tecnológicas, que atraem bastante e proporcionam curiosidade. Além de ser uma forma deles tentarem demonstrar suas habilidades e competências com atividades inovadoras e diferenciadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.