O presente artigo faz uma breve reflexão sobre as práxis pedagógicas e os direitos humanos. A educação é marcada por um contexto que constitui diversas lutas sociais, que acontecem contra a crescente exclusão social inerente à globalização econômica, onde tais lutam propõe a criação de estratégias que possam vir a promover o reconhecimento das diferenças existentes, ao mesmo tempo em que submetem uma inter-relação crítica e solidária, partindo de todos os grupos, raças, bem como todos os indivíduos de forma geral. Em eu podemos fazer a ligação com as práxis pedagógicas que podem ser definidas como sendo as práticas e as ações docentes, em que a prática é uma atividade sistêmica embasada pela cultura organizacional da escola, que visa garantir o conhecimento através dos projetos pedagógicos e outros métodos desenvolvidos pela gestão escolar e por professores. Com base em alguns autores: Lima e Gonzalves (2009), Vazquez (1990), Pimenta (1994). VIGOTSKI(2004). Com base nisso, é perceptível a necessidade da mediação entre a educação em direitos humanos e as práxis educacionais visando uma maior potencialização de conhecimentos e buscando a construção de uma sociedade mais conhecedora de seus direitos e deveres, levando em consideração o papel fundamental da escola e dos professores para auxiliar na interação entre a teoria, prática e formação social.