As atividades sensoriais são um grupo de atividades que estimulam os sentidos das crianças e contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo, comportamental, e social. Atividades simples como mexer com areia, creme de barbear, ter contato com diversos materiais, texturas e cheiros diferentes, trabalham a coordenação motora, o equilíbrio, a sensibilidade da criança e contribuem para seu desenvolvimento intelectual, sobretudo daquelas que apresentam algum tipo de deficiência. Por outro lado, uma insuficiência de estimulações sensoriais na infância pode ocasionar nas crianças dificuldade em detectar, regular, interpretar e dar respostas adequadas às informações sensoriais recebidas do ambiente, fatores que poderão causar prejuízo no desempenho das atividades de vida diárias da criança e na sua adaptação aos diversos contextos sociais na qual interage. Frente ao exposto, este artigo teve por objetivo analisar a percepção dos professores sobre a importância das atividades sensoriais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança pequena. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, que teve como participantes 4 professoras de uma escola particular do município de João Pessoa/PB. As participantes responderam a um Roteiro de Entrevista Semiestruturada, o qual abordou questões relacionadas a importância das atividades sensoriais para a educação infantil, o impacto destas atividades no processo de aprendizagem das crianças e os desafios encontrados pelas professoras na elaboração destas atividades. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. A partir das interpretações dos resultados, pôde-se compreender que as professoras têm conhecimento acerca das atividades sensoriais e sua importância para o desenvolvimento integral da criança, além de perceberem diferenças no comportamento das crianças que têm acesso a estas atividades, como autonomia, sociabilidade, e melhor autoestima, contribuindo assim para sua inclusão no contexto escolar e demais contextos sociais. Por fim, conclui-se que há necessidade de se investir na capacitação dos professores e no desenvolvimento de pesquisas que apontem metodologias eficazes que considerem tais atividades na educação infantil como meio de promover a aprendizagem global das crianças, estas atividades sensoriais podem ser facilmente incluídas nas rotinas diárias na educação infantil, podendo ser feitas dentro da sala de aula, em uma brinquedoteca, ou até mesmo ao ar livre, onde todas as crianças podem se beneficiar.