Este artigo pretende trazer reflexões acerca da experiência na Universidade Regional do Cariri (URCA), cidade de Crato, Ceará, com o desenvolvimento do projeto “empresta sua voz?” enquanto uma ação pedagógica de auxilio para inclusão em processos seletivos de vestibular de alunos com deficiência visual. A temática envolvendo a inclusão de alunos com as mais diversas deficiências no ambiente de ensino têm sido bastante discutida, tendo em vista a urgência na modificação de práticas pedagógicas obsoletas e homogeneizadoras com as quais ainda nos deparamos em muitas instituições. Acompanhados por estas reflexões, o projeto “Empresta sua voz?” possibilitou a produção de audiolivros para alunos com deficiência visual e, aqui, relatamos esta experiência que envolveu graduandos, professores e comunidade, em geral. Trata-se de um relato descritivo, desenvolvido através de uma metodologia participativa que objetivou sensibilizar voluntários para “emprestar” a voz em gravações de audiolivros. Concluímos desse modo, que o desenvolvimento e efetivação do projeto “Empresta sua voz?” demonstra uma ação que foi consolidada a partir da união de várias pessoas, mobilizadas em auxiliar também nesse processo inclusivo, proporcionando a pessoa com deficiência visual o acesso de forma mais igualitária. Nossa expectativa é que o trabalho venha trazer ponderações acerca de práticas de emancipação, apresentando o relato de experiência através do projeto “Empreste sua voz?” enquanto uma ação inclusiva que promoverá a aprendizagem através da produção de acervos literário em audiolivro.