O presente estudo abordará a utilização de uma proposta didática para ser utilizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a inserção do jogo de dominó como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos para os conceitos de funções orgânicas oxigenadas. A modalidade de ensino da EJA visa à isenção de pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, com o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio. Os alunos desta modalidade, uma grande parcela, trabalham o dia todo e estudam à noite e muitos, chegam à escola cansados e desmotivados. Logo, se faz necessário que o professor utilize de diferentes metodologias de ensino para que possa tornar o processo de aprendizagem menos enfadonho, rotineiro e desgastado, sobretudo no ensino de Química, que além de muitos considerarem como difícil, com uso de fórmulas, teorias e repetições, os alunos não conseguem relacioná- la com seu cotidiano, muito menos se interessam pelos conhecimentos que são repassados. Neste contexto, o artigo terá como objetivo fixar conteúdos adquiridos de forma contextualizada a partir de jogos didáticos, como uma estratégia de ensino para obtenção de conhecimentos químicos e verificar a aceitação e influência na aplicação de um jogo didático, dominó das funções orgânicas oxigenadas, como ferramenta de inovação na educação para uma maior assimilação dos conteúdos pelos alunos da EJA. Os resultados serão interpretados e avaliados a luz do referencial teórico, onde será utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo como avaliação do material utilizado e a análise de conteúdo de Bardin.