PERCEPÇÃO DO CORPO: TRANSFORMAÇÕES E VIVÊNCIAS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23194 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 994 "inscrito_id" => 4152 "titulo" => "PERCEPÇÃO DO CORPO: TRANSFORMAÇÕES E VIVÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho intitulado “Percepção do corpo: transformações e vivências” é um relato dos estudos e experiências do corpo na disciplina SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS II, oferecida pelo programa de Pos-graduação em Educação da UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte, campus central e ministrada por docentes doutores vinculados ao programa de pós-graduação desta instituição. No decorrer das aulas, os embasamentos teóricos culminaram com as vivências corporais que desencadeavam as discussões e reflexões acerca do corpo não apenas como estrutura física, e sim como um corpo completo, que passa por transformações constantes e que não está separado do ser. Para compreender este corpo foi realizado o estudo com alguns teóricos, destaco entre eles Courtine (2008), com o estudo sobre as mutações do olhar; Goffman (1988), o sentido que é dado ao estigma, uma análise com os sentidos; Bakhtin (1987), o corpo grotesco e as fontes populares de Rabelais e Merleau-Ponty (1999), concepção fenomenológica de corpo e de aprendizagem. As aulas foram teóricas e práticas, trazendo a cada indivíduo uma reflexão sobre o seu corpo e o do outro. As vivências trouxeram uma percepção sobre o corpo que é movimento, desconstruindo concepções já formadas e trazendo um olhar diferente, olhar este de transformação constante de pensamento e atitudes, olhar de dentro para fora, olhar sem estigma, olhar para a aprendizagem. Fazer parte deste movimento é tornar o corpo essencial para as experiências de aprendizagem, sendo ele lugar de aprendizagem e de mudanças, sejam elas: físicas, conceituais ou atitudinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CORPO, MOVIMENTO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID4152_23102016213707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "francinetemlima@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23194 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 994 "inscrito_id" => 4152 "titulo" => "PERCEPÇÃO DO CORPO: TRANSFORMAÇÕES E VIVÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho intitulado “Percepção do corpo: transformações e vivências” é um relato dos estudos e experiências do corpo na disciplina SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS II, oferecida pelo programa de Pos-graduação em Educação da UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte, campus central e ministrada por docentes doutores vinculados ao programa de pós-graduação desta instituição. No decorrer das aulas, os embasamentos teóricos culminaram com as vivências corporais que desencadeavam as discussões e reflexões acerca do corpo não apenas como estrutura física, e sim como um corpo completo, que passa por transformações constantes e que não está separado do ser. Para compreender este corpo foi realizado o estudo com alguns teóricos, destaco entre eles Courtine (2008), com o estudo sobre as mutações do olhar; Goffman (1988), o sentido que é dado ao estigma, uma análise com os sentidos; Bakhtin (1987), o corpo grotesco e as fontes populares de Rabelais e Merleau-Ponty (1999), concepção fenomenológica de corpo e de aprendizagem. As aulas foram teóricas e práticas, trazendo a cada indivíduo uma reflexão sobre o seu corpo e o do outro. As vivências trouxeram uma percepção sobre o corpo que é movimento, desconstruindo concepções já formadas e trazendo um olhar diferente, olhar este de transformação constante de pensamento e atitudes, olhar de dentro para fora, olhar sem estigma, olhar para a aprendizagem. Fazer parte deste movimento é tornar o corpo essencial para as experiências de aprendizagem, sendo ele lugar de aprendizagem e de mudanças, sejam elas: físicas, conceituais ou atitudinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CORPO, MOVIMENTO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID4152_23102016213707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "francinetemlima@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }