Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERCEPÇÃO DO CORPO: TRANSFORMAÇÕES E VIVÊNCIAS

Palavra-chaves: CORPO, MOVIMENTO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23194
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 994
    "inscrito_id" => 4152
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DO CORPO: TRANSFORMAÇÕES E VIVÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho intitulado “Percepção do corpo: transformações e vivências” é um relato dos estudos e experiências do corpo na disciplina SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS II, oferecida pelo programa de Pos-graduação em Educação da UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte, campus central e ministrada por docentes doutores vinculados ao programa de pós-graduação desta instituição. No decorrer das aulas, os embasamentos teóricos culminaram com as vivências corporais que desencadeavam as discussões e reflexões acerca do corpo não apenas como estrutura física, e sim como um corpo completo, que passa por transformações constantes e que não está separado do ser. Para compreender este corpo foi realizado o estudo com alguns teóricos, destaco entre eles Courtine (2008), com o estudo sobre as mutações do olhar; Goffman (1988), o sentido que é dado ao estigma, uma análise com os sentidos; Bakhtin (1987), o corpo grotesco e as fontes populares de Rabelais e Merleau-Ponty (1999), concepção fenomenológica de corpo e de aprendizagem. As aulas foram teóricas e práticas, trazendo a cada indivíduo uma reflexão sobre o seu corpo e o do outro. As vivências trouxeram uma percepção sobre o corpo que é movimento, desconstruindo concepções já formadas e trazendo um olhar diferente, olhar este de transformação constante de pensamento e atitudes, olhar de dentro para fora, olhar sem estigma, olhar para a aprendizagem. Fazer parte deste movimento é tornar o corpo essencial para as experiências de aprendizagem, sendo ele lugar de aprendizagem e de mudanças, sejam elas: físicas, conceituais ou atitudinais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "CORPO, MOVIMENTO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID4152_23102016213707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "francinetemlima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23194
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 994
    "inscrito_id" => 4152
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DO CORPO: TRANSFORMAÇÕES E VIVÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho intitulado “Percepção do corpo: transformações e vivências” é um relato dos estudos e experiências do corpo na disciplina SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS II, oferecida pelo programa de Pos-graduação em Educação da UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte, campus central e ministrada por docentes doutores vinculados ao programa de pós-graduação desta instituição. No decorrer das aulas, os embasamentos teóricos culminaram com as vivências corporais que desencadeavam as discussões e reflexões acerca do corpo não apenas como estrutura física, e sim como um corpo completo, que passa por transformações constantes e que não está separado do ser. Para compreender este corpo foi realizado o estudo com alguns teóricos, destaco entre eles Courtine (2008), com o estudo sobre as mutações do olhar; Goffman (1988), o sentido que é dado ao estigma, uma análise com os sentidos; Bakhtin (1987), o corpo grotesco e as fontes populares de Rabelais e Merleau-Ponty (1999), concepção fenomenológica de corpo e de aprendizagem. As aulas foram teóricas e práticas, trazendo a cada indivíduo uma reflexão sobre o seu corpo e o do outro. As vivências trouxeram uma percepção sobre o corpo que é movimento, desconstruindo concepções já formadas e trazendo um olhar diferente, olhar este de transformação constante de pensamento e atitudes, olhar de dentro para fora, olhar sem estigma, olhar para a aprendizagem. Fazer parte deste movimento é tornar o corpo essencial para as experiências de aprendizagem, sendo ele lugar de aprendizagem e de mudanças, sejam elas: físicas, conceituais ou atitudinais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "CORPO, MOVIMENTO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID4152_23102016213707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "francinetemlima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho intitulado “Percepção do corpo: transformações e vivências” é um relato dos estudos e experiências do corpo na disciplina SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS II, oferecida pelo programa de Pos-graduação em Educação da UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte, campus central e ministrada por docentes doutores vinculados ao programa de pós-graduação desta instituição. No decorrer das aulas, os embasamentos teóricos culminaram com as vivências corporais que desencadeavam as discussões e reflexões acerca do corpo não apenas como estrutura física, e sim como um corpo completo, que passa por transformações constantes e que não está separado do ser. Para compreender este corpo foi realizado o estudo com alguns teóricos, destaco entre eles Courtine (2008), com o estudo sobre as mutações do olhar; Goffman (1988), o sentido que é dado ao estigma, uma análise com os sentidos; Bakhtin (1987), o corpo grotesco e as fontes populares de Rabelais e Merleau-Ponty (1999), concepção fenomenológica de corpo e de aprendizagem. As aulas foram teóricas e práticas, trazendo a cada indivíduo uma reflexão sobre o seu corpo e o do outro. As vivências trouxeram uma percepção sobre o corpo que é movimento, desconstruindo concepções já formadas e trazendo um olhar diferente, olhar este de transformação constante de pensamento e atitudes, olhar de dentro para fora, olhar sem estigma, olhar para a aprendizagem. Fazer parte deste movimento é tornar o corpo essencial para as experiências de aprendizagem, sendo ele lugar de aprendizagem e de mudanças, sejam elas: físicas, conceituais ou atitudinais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.