O presente trabalho tem como propósito analisar as condições de acessibilidade em uma unidade de educação técnica a partir de estudo de caso. Busca-se demonstrar as causas, consequências e outras implicações referentes à acessibilidade de docentes, discentes e empregados, além de propor uma discussão mais ampla do tema, bem como necessidade de uma ação planejada capaz de atender as necessidades daqueles que, por condição física ou idade, possuem mobilidade reduzida e para serem lhes garantida direitos fundamentais inerentes à pessoa humana necessitam de uma estrutura pensada a partir de suas demandas. Para a realização do trabalho usou-se o método de listas de verificação elaboradas pelos autores com base a NBR 9050, 2015. Essa metodologia mostrou-se eficaz e objetiva. Como resultados obtidos, percebe-se que a unidade apreciada pode promover muitas melhorias nas condições de acessibilidade da mesma. Como resultados da pesquisa, observa-se também a necessidade da promoção de melhores condições de conforto ambiental e de adequação da ergonomia dos ambientes, podendo essa ciência contribuir também com as condições de acessibilidade.