Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PARECERIOS GERANDO INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSOR DE LIBRAS E PROFESSORES DO ENSINO REGULAR.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, LIBRAS, INCLUSÃO Pôster (PO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23193
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1050
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "PARECERIOS GERANDO INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSOR DE LIBRAS E PROFESSORES DO ENSINO REGULAR."
    "resumo" => "Atual contexto de inclusão e a partir do que a legislação da sala de Atendimento Educacional Especializado propõe, é que este trabalho vem apresentar experiência das relações vivenciadas pelos professores da sala regular e o professor de LIBRAS do Colégio municipal Padre Galvão em Pocinhos-pb no segundo semestre de 2015. Atividades estas que possibilitaram trocas de experiências despertaram a mentalidade pra verdadeira inclusão e o papel que eles desempenham neste processo e que e subsidiam outros profissionais em suas práticas. Sabendo que os profissionais do AEE têm uma grande responsabilidade e a necessidade de criar parceiras, no colégio acima referido o profissional de Libras que atuam junto aos surdos da instituição e que são atendidos pela sala, procurou além do trabalho individualizado com os surdos (as), promoveu momentos junto aos professores regulares como caminho para partilhar alternativas que viessem a contribuir pra suas práticas pedagógicas, mas acima de tudo colaborar para que os alunos surdos consigam exercer de maneira direta sua cidadania, e reconheçam como surdos, porém iguais em direitos. A proposta de atividade realizada tem como perspectiva construir parcerias entre todos os envolvidos nos processos de inclusão da pessoa surda e no seu desenvolvimento pleno, outras das metas a ser alcançada é disseminar entre os profissionais que atuam com esta demanda, o desejo de tornar suas aulas mais uma das possibilidades que favoreçam a construção da identidade surda. Realização de encontros mensais com todos os professores que atuam no ensino regular com alunos (as) surdas e proporcionar discussões sobre a comunidade surda, metodologias para atuar com estes alunos, estratégia de avaliação, além de oportunizar pequenas oficinas de Libras. Ao final do ano realizou-se ainda um encontro de avaliação, onde todos não sua puderam opinar sobre a vivência de 2015, mas também propuseram para o ano subsequente. Os profissionais que trabalham com alunos surdos no colégio Padre Galvão, dentro os quais, professores, coordenadores e professor de Libras, percebeu-se que muitos trabalham a seu modo, mas sem nenhum tipo de instrução anterior de como atuar com estes alunos, a partir dos encontros realizados, notou-se o interesse de muitos dês profissionais, e isto resultou em mudanças concretas em suas práticas em sala, isto é perceptível nos esforço deles em realizar adaptação das avaliações escritas, fruto da parceria realizada entre estes professores. Talvez o maior fruto destes encontro foi a nova maneira de enxergar a pessoa surda, sua língua  e consequentemente sua cultura, que ali esta apenas engatinhando."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LIBRAS, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA7_ID436_23102016233046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN HERMINIO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN"
    "autor_email" => "franklinherminio2013@gmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23193
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1050
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "PARECERIOS GERANDO INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSOR DE LIBRAS E PROFESSORES DO ENSINO REGULAR."
    "resumo" => "Atual contexto de inclusão e a partir do que a legislação da sala de Atendimento Educacional Especializado propõe, é que este trabalho vem apresentar experiência das relações vivenciadas pelos professores da sala regular e o professor de LIBRAS do Colégio municipal Padre Galvão em Pocinhos-pb no segundo semestre de 2015. Atividades estas que possibilitaram trocas de experiências despertaram a mentalidade pra verdadeira inclusão e o papel que eles desempenham neste processo e que e subsidiam outros profissionais em suas práticas. Sabendo que os profissionais do AEE têm uma grande responsabilidade e a necessidade de criar parceiras, no colégio acima referido o profissional de Libras que atuam junto aos surdos da instituição e que são atendidos pela sala, procurou além do trabalho individualizado com os surdos (as), promoveu momentos junto aos professores regulares como caminho para partilhar alternativas que viessem a contribuir pra suas práticas pedagógicas, mas acima de tudo colaborar para que os alunos surdos consigam exercer de maneira direta sua cidadania, e reconheçam como surdos, porém iguais em direitos. A proposta de atividade realizada tem como perspectiva construir parcerias entre todos os envolvidos nos processos de inclusão da pessoa surda e no seu desenvolvimento pleno, outras das metas a ser alcançada é disseminar entre os profissionais que atuam com esta demanda, o desejo de tornar suas aulas mais uma das possibilidades que favoreçam a construção da identidade surda. Realização de encontros mensais com todos os professores que atuam no ensino regular com alunos (as) surdas e proporcionar discussões sobre a comunidade surda, metodologias para atuar com estes alunos, estratégia de avaliação, além de oportunizar pequenas oficinas de Libras. Ao final do ano realizou-se ainda um encontro de avaliação, onde todos não sua puderam opinar sobre a vivência de 2015, mas também propuseram para o ano subsequente. Os profissionais que trabalham com alunos surdos no colégio Padre Galvão, dentro os quais, professores, coordenadores e professor de Libras, percebeu-se que muitos trabalham a seu modo, mas sem nenhum tipo de instrução anterior de como atuar com estes alunos, a partir dos encontros realizados, notou-se o interesse de muitos dês profissionais, e isto resultou em mudanças concretas em suas práticas em sala, isto é perceptível nos esforço deles em realizar adaptação das avaliações escritas, fruto da parceria realizada entre estes professores. Talvez o maior fruto destes encontro foi a nova maneira de enxergar a pessoa surda, sua língua  e consequentemente sua cultura, que ali esta apenas engatinhando."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LIBRAS, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA7_ID436_23102016233046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN HERMINIO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN"
    "autor_email" => "franklinherminio2013@gmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Atual contexto de inclusão e a partir do que a legislação da sala de Atendimento Educacional Especializado propõe, é que este trabalho vem apresentar experiência das relações vivenciadas pelos professores da sala regular e o professor de LIBRAS do Colégio municipal Padre Galvão em Pocinhos-pb no segundo semestre de 2015. Atividades estas que possibilitaram trocas de experiências despertaram a mentalidade pra verdadeira inclusão e o papel que eles desempenham neste processo e que e subsidiam outros profissionais em suas práticas. Sabendo que os profissionais do AEE têm uma grande responsabilidade e a necessidade de criar parceiras, no colégio acima referido o profissional de Libras que atuam junto aos surdos da instituição e que são atendidos pela sala, procurou além do trabalho individualizado com os surdos (as), promoveu momentos junto aos professores regulares como caminho para partilhar alternativas que viessem a contribuir pra suas práticas pedagógicas, mas acima de tudo colaborar para que os alunos surdos consigam exercer de maneira direta sua cidadania, e reconheçam como surdos, porém iguais em direitos. A proposta de atividade realizada tem como perspectiva construir parcerias entre todos os envolvidos nos processos de inclusão da pessoa surda e no seu desenvolvimento pleno, outras das metas a ser alcançada é disseminar entre os profissionais que atuam com esta demanda, o desejo de tornar suas aulas mais uma das possibilidades que favoreçam a construção da identidade surda. Realização de encontros mensais com todos os professores que atuam no ensino regular com alunos (as) surdas e proporcionar discussões sobre a comunidade surda, metodologias para atuar com estes alunos, estratégia de avaliação, além de oportunizar pequenas oficinas de Libras. Ao final do ano realizou-se ainda um encontro de avaliação, onde todos não sua puderam opinar sobre a vivência de 2015, mas também propuseram para o ano subsequente. Os profissionais que trabalham com alunos surdos no colégio Padre Galvão, dentro os quais, professores, coordenadores e professor de Libras, percebeu-se que muitos trabalham a seu modo, mas sem nenhum tipo de instrução anterior de como atuar com estes alunos, a partir dos encontros realizados, notou-se o interesse de muitos dês profissionais, e isto resultou em mudanças concretas em suas práticas em sala, isto é perceptível nos esforço deles em realizar adaptação das avaliações escritas, fruto da parceria realizada entre estes professores. Talvez o maior fruto destes encontro foi a nova maneira de enxergar a pessoa surda, sua língua e consequentemente sua cultura, que ali esta apenas engatinhando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.