GÊNERO, SEXUALIDADES E EUDCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO OS MARCADORES DA DIFERENÇA NO CURRÍCULO
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A partir de provocações oriundas de participação em programas de extensão universitária relacionadas ao debate de gênero, sexualidades e raça, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, vinculado ao departamento de Serviço Social da instituição, elaboramos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, de natureza exploratória vislumbrando compreender as relações entre currículo e normalização do gênero e sexualidades, reverberando a produção da identidade e abjeção. Assim, utilizamos alguns textos de autores que se debruçam sobre o tema, artigos publicados em periódicos que dialogam com os estudos culturais no sentido de problematização das construções identitárias anteriormente citadas. Evidenciamos que o currículo enquanto construção social encontra-se implicado diretamente no fortalecimento das identidades hegemônicas e na produção da diferença, portanto, o mesmo deve ser compreendido com político, sendo utilizado como ferramenta potente na produção da identidade e diferença." 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