O presente trabalho trata-se de um estudo de caso por apresentar uma situação particular com características próprias que é uma escola, e teve como objetivo geral identificar o conceito de função de estudantes do 1º, 2º e 3º anos de uma escola pública estadual de Pernambuco localizada no município do Jaboatão dos Guararapes, e específicos :Observar se os estudantes desenvolvem a competência de reconhecer funções do 1º e 2º graus estudadas no ensino médio; Identificar fatores que contribuem ou não para aprendizagem do conceito de função; Observar se as expectativas de aprendizagens estão sendo atingidas em três turmas do ensino médio, em relação aos Parâmetros Curriculares Estaduais. Para esse estudo, foram elaboradas 16 questões em forma de questionário e aplicadas a 86 estudantes e cada questão tinha apenas uma única alternativa. Como metodologia, foi utilizado o questionário e os dados foram categorizados no software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). O mesmo permitiu que os dados fossem transformados em informações a partir de cruzamentos. Como resultado pode ser apontado que boa parte dos estudantes não consegue reconhecer funções a partir de equações, gráfico, escrevê-las a partir de situações problemas, definir domínio, contradomínio e imagem, o que leva a compreensão que os Parâmetros Curriculares Estaduais não estão sendo contemplados de forma plena nessa escola de nível médio. Além disso, existem estudantes que necessitam de apoio Psicopedagógico e Psicológico nessa escola por apresentarem problemas cognitivos e desmotivação que impedem os mesmos de aprender Matemática.