Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONCEITO DE FUNÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM DIÁLOGO ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES ESTADUAIS E O CHÃO DA ESCOLA.

Palavra-chaves: CONCEITO, FUNÇÃO, ENSINO MÉDIO, PARÂMETROS CURRICULARES Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22754
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 3802
    "titulo" => "CONCEITO DE FUNÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM DIÁLOGO ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES ESTADUAIS E O CHÃO DA ESCOLA."
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um estudo de caso por apresentar uma situação particular com características próprias que é uma escola, e teve como objetivo geral  identificar o conceito de função de estudantes do 1º, 2º e 3º anos de uma escola pública estadual de Pernambuco  localizada no município do Jaboatão dos Guararapes, e específicos :Observar se os estudantes desenvolvem a competência de reconhecer funções do 1º e 2º graus estudadas no ensino médio; Identificar fatores que contribuem ou não para aprendizagem do conceito de função; Observar se as expectativas de aprendizagens estão sendo atingidas em três turmas do ensino médio, em relação aos Parâmetros Curriculares Estaduais. Para esse estudo, foram elaboradas 16 questões em forma de questionário e aplicadas a 86 estudantes e cada questão tinha apenas uma única alternativa.  Como metodologia, foi utilizado o questionário e os dados foram categorizados no software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). O mesmo permitiu que os dados fossem transformados em informações a partir de cruzamentos. Como resultado pode ser apontado que boa parte dos estudantes não consegue reconhecer funções  a partir de equações, gráfico, escrevê-las a partir de situações problemas, definir domínio, contradomínio e imagem, o que leva a compreensão que os Parâmetros Curriculares Estaduais não estão sendo contemplados de forma plena nessa escola de nível médio. Além disso, existem estudantes que necessitam de apoio Psicopedagógico e Psicológico nessa escola por apresentarem problemas cognitivos e desmotivação que impedem os mesmos de aprender Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CONCEITO, FUNÇÃO, ENSINO MÉDIO, PARÂMETROS CURRICULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID3802_23102016214156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO "
    "autor_email" => "jpaulo.dssantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22754
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 3802
    "titulo" => "CONCEITO DE FUNÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM DIÁLOGO ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES ESTADUAIS E O CHÃO DA ESCOLA."
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um estudo de caso por apresentar uma situação particular com características próprias que é uma escola, e teve como objetivo geral  identificar o conceito de função de estudantes do 1º, 2º e 3º anos de uma escola pública estadual de Pernambuco  localizada no município do Jaboatão dos Guararapes, e específicos :Observar se os estudantes desenvolvem a competência de reconhecer funções do 1º e 2º graus estudadas no ensino médio; Identificar fatores que contribuem ou não para aprendizagem do conceito de função; Observar se as expectativas de aprendizagens estão sendo atingidas em três turmas do ensino médio, em relação aos Parâmetros Curriculares Estaduais. Para esse estudo, foram elaboradas 16 questões em forma de questionário e aplicadas a 86 estudantes e cada questão tinha apenas uma única alternativa.  Como metodologia, foi utilizado o questionário e os dados foram categorizados no software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). O mesmo permitiu que os dados fossem transformados em informações a partir de cruzamentos. Como resultado pode ser apontado que boa parte dos estudantes não consegue reconhecer funções  a partir de equações, gráfico, escrevê-las a partir de situações problemas, definir domínio, contradomínio e imagem, o que leva a compreensão que os Parâmetros Curriculares Estaduais não estão sendo contemplados de forma plena nessa escola de nível médio. Além disso, existem estudantes que necessitam de apoio Psicopedagógico e Psicológico nessa escola por apresentarem problemas cognitivos e desmotivação que impedem os mesmos de aprender Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CONCEITO, FUNÇÃO, ENSINO MÉDIO, PARÂMETROS CURRICULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID3802_23102016214156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO "
    "autor_email" => "jpaulo.dssantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso por apresentar uma situação particular com características próprias que é uma escola, e teve como objetivo geral identificar o conceito de função de estudantes do 1º, 2º e 3º anos de uma escola pública estadual de Pernambuco localizada no município do Jaboatão dos Guararapes, e específicos :Observar se os estudantes desenvolvem a competência de reconhecer funções do 1º e 2º graus estudadas no ensino médio; Identificar fatores que contribuem ou não para aprendizagem do conceito de função; Observar se as expectativas de aprendizagens estão sendo atingidas em três turmas do ensino médio, em relação aos Parâmetros Curriculares Estaduais. Para esse estudo, foram elaboradas 16 questões em forma de questionário e aplicadas a 86 estudantes e cada questão tinha apenas uma única alternativa. Como metodologia, foi utilizado o questionário e os dados foram categorizados no software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). O mesmo permitiu que os dados fossem transformados em informações a partir de cruzamentos. Como resultado pode ser apontado que boa parte dos estudantes não consegue reconhecer funções a partir de equações, gráfico, escrevê-las a partir de situações problemas, definir domínio, contradomínio e imagem, o que leva a compreensão que os Parâmetros Curriculares Estaduais não estão sendo contemplados de forma plena nessa escola de nível médio. Além disso, existem estudantes que necessitam de apoio Psicopedagógico e Psicológico nessa escola por apresentarem problemas cognitivos e desmotivação que impedem os mesmos de aprender Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.