Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESCOLA CONECTADA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: ERA DIGITAL, TDICS, CIBERCULTURA, CIBERESPAÇO, CIBERESPAÇO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O contexto escolar na era digital que vivenciamos na atualidade, exige uma implementação das metodologias de ensino e uma maior viabilização dos recursos tecnológicos fundamentais para se construir uma sociedade capaz de interagir eficientemente com as nuances do conectivismo presente. No entanto, sabe-se que as escolas públicas, sobretudo as que se encontram em ambientes com maior vulnerabilidade social, onde predominam as injustiças sociais e as desigualdades entre as formas de acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, apresentam vários obstáculos para a implantação de uma pedagogia onde se possa aplicar os elementos necessários da cibercultura e que constituem o ciberespaço dominado pelos pressupostos da globalização em vigor. Portanto cabe aos educadores e gestores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de metodologias que abarquem as experiências dos alunos, tendo-os como foco do processo educacional. Sendo assim, é importante destacar a relevância do uso de tecnologias na escola, buscando-se manter o aluno como ser atuante e transformador do processo, de forma que possa construir conhecimento e desenvolver uma consciência crítica com autonomia. E isto torna-se possível, uma vez que a maioria dos alunos utilizam dispositivos móveis com dados, muitos têm computadores em suas casas e estão sempre conectados através das redes sociais. Cabe aos professores/educadores o gerenciamento desses equipamentos enquanto promotores de uma educação inclusiva, buscando-se detectar os entraves encontrados para que tal escolarização baseada na era digital ocorra, e com isso sejam capazes de repensar a educação na busca de superar desafios para que a transmissão do saber se concretize de modo bilateral, englobando os conhecimentos do cotidiano dos alunos e o saber elaborado na formação do professor.

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