Este estudo discute os efeitos da inclusão de grupos por meio do esporte enquanto atividade física, que proporciona a seus participantes uma melhor qualidade de vida e vivência social. A metodológia é de natureza qualitativa, cuja atividade se efetiva no trabalho do Programa Laboratório Pedagógico de Saúde, Esporte e Lazer (Escolinhas do DEF) do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, que atua com um público bastante variado, dentre os quais as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e adultos. O funcionamento do programa é realizado semanalmente, por alunos estagiários e professores do curso de licenciatura em educação física em parceria com outros profissionais do campo da saúde, de acordo com a modalidade escolhida pelo aluno, que busca promover tanto à vivência prática de atividade física, quanto à intenção de retirá-lo da ociosidade. Nas terças e quintas-feiras o Programa atende a 255 alunos sendo, portanto, Natação Crianças (40), Natação Adultos (50), Musculação a partir dos 16 anos (50), Futsal (40), Judô (20), Dança (40) e Futebol Americano (15). Conclui-se a partir dos resultados dos programas pesquisados e, em funcionamento, no Programa de Extensão – PROEX do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba que o resultado obtido, por crianças, adolescentes e pessoas adultas, tem contribuído de forma significativa para a melhoria não só da questão física, de seus valores e atitudes sociais, da educação, da ética e da cidadania, e, sobretudo, em relação a condição integral de vida do ser humano e do bem estar mental e psíquico de cada participante.