A Tecnologia Assistiva (TA) é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, ela emerge como um ramo essencial do conhecimento e pesquisa que vem mostrando novas possibilidades para dar mais autonomia e inclusão social. E, buscando averiguar e discutir como as Instituições de ensino, especificamente as Instituições de Ensino Superior do município de Macapá, Estado do Amapá, estão se apropriando dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas, este trabalho apresenta através de uma abordagem de pesquisa de campo, o processo de apropriação da tecnologia assistiva pelas universidades públicas Estadual/Federal e Instituto Federal do município de Macapá em seus laboratórios de informática. Os resultados foram obtidos através de aplicação de questionários e entrevista com profissionais que atuam nas respectivas instituições. Como resultados, destacam-se: Há acessibilidade na estrutura física dos laboratórios, há apropriação da Tecnologia Assistiva nos espaços de atendimento educacional especializado, todavia essas apropriações da TA não foram encontradas nos laboratórios de informática.