Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO MODELO DE FAMÍLIA HOMOAFETIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS, LIVROS DIDÁTICOS, DIVERSIDADE SEXUAL, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar os modelos de família apresentados nos livros didáticos do 1º ano do Ensino Fundamental da Coleção Porta Aberta, observando se o material apresenta a inclusão de famílias homoparentais. Para fundamentar o artigo, discutimos sobre o que é sexualidade, orientação sexual e preconceito contra a comunidade LGBT, uma vez que o heterossexismo está enraizado nos campos sociais, jurídicos e culturais, inclusive na escola, reproduzindo o padrão de família heterossexual. A seguir, discutimos o (s) conceito (s) de família vigente (s) na sociedade brasileira, levando em consideração o Estatuto da Família e a mudança no dicionário Houssais. Ainda em nosso aporte teórico, debatemos o papel do professor (a) no trato com a temática e do livro didático como importante suporte nas atividades pedagógicas, bem como na representação de famílias homoafetivas. Posteriormente, analisamos que modelos de famílias são apresentados nos livros didáticos do 1º ano do Ensino Fundamental da Coleção Porta Aberta, bem como a presença ou não dos modelos em foco na pesquisa, visando como metodologia a análise documental. Concluímos que a Coleção Porta Aberta apresentou uma análise positiva, ainda que consideremos que mais mudanças sejam feitas, a fim de tornar os livros didáticos mais inclusivos no que diz respeito à temática. Desta forma, o trabalho visa contribuir para a inclusão de variadas formas de ser uma família na sociedade contemporânea nos livros didáticos, visando a representatividade e a quebra de preconceitos.

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