O presente trabalho versa acerca da pesquisa de Iniciação Científica realizada através do projeto “Saberes históricos, currículo e memória: Ensino de História e identidade no contexto da diversidade religiosa” para pensar em torno das questões sobre a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. Entendemos que o espaço escolar se constitui enquanto ambiente no qual convivem, crianças, jovens e adolescentes que pertencem a comunidades de diferentes pertencimentos religiosos, neste sentido, o profissional em educação tem o constante desafio de construir uma prática educativa que esteja voltada para atender as temáticas pertinentes à diversidade religiosa. Através das categorias de identidade, diferença e interculturalidade, tomamos por objetivo perceber como os alunos vivenciam os saberes próprios de suas religiosidades, de que forma a Escola e o ensino de História dialogam e recepcionam com esses saberes e as práticas religiosas em sua diversidade. Partimos de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, através da análise de questionários aplicados com discentes e docentes da Escola, bem como um estudo documental e bibliográfico.