O autocuidado discente em uma perspectiva pedagógica de educação inclusiva é tema discutido no presente trabalho. A educação inclusiva vivencia novos paradigmas frente às mudanças constantes na contemporaneidade. Delimitou-se o estudo do autocuidado como uma possível estratégia didática para foco de atuação na docência inclusiva. Buscou-se investigar aspectos de desenvolvimento e melhoria do processo de ensino-aprendizagem passíveis de ocorrer por meio do estímulo ao autocuidado discente, não obstante as limitações apresentadas pelo aluno. Explorou-se como premissa, além do autocuidado discente, oportunidade de mudanças de paradigmas estruturais na docência inclusiva em prol de uma perspectiva didática que contribua de maneira assertiva para o desenvolvimento acadêmico e para o processo de aprendizagem do discente de educação inclusiva. O estudo baseou-se no questionamento sobre o intrínseco potencial de desenvolvimento discente por meio do autocuidado acadêmico, mesmo que sejam vivenciadas evidentes limitações. Demonstraram-se contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na docência inclusiva. Considerou-se, para tanto, um novo olhar sobre as possibilidades e os desafios da docência inclusiva contemporânea. Evidenciou-se a análise do autocuidado do aluno com as perspectivas de autonomia, de liberdade, de comprometimento, das condições estruturais docentes propícias à atenção inclusiva, assim como autorrealização do discente e outras reflexões acerca do objeto de estudo explorado. Sob metodologia de exploração bibliográfica, aprofundou-se o estudo baseando-se em ampla referência para fins de elucidar os objetivos e resultados do presente trabalho. Identificou-se que, sim, é viável uma docência inclusiva focada no autocuidado discente, considerando tratar-se de uma estratégia condizente com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A discussão permeou a conclusão de que se evidencia o autocuidado acadêmico sob uma perspectiva inclusiva na acentuação dos benefícios para o desenvolvimento do discente disponível às melhores estratégias de educação inclusiva.