EDUCAÇÃO INCLUSIVA FOCADA NO AUTOCUIDADO DISCENTE: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22868 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1016 "inscrito_id" => 4116 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA FOCADA NO AUTOCUIDADO DISCENTE: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O autocuidado discente em uma perspectiva pedagógica de educação inclusiva é tema discutido no presente trabalho. A educação inclusiva vivencia novos paradigmas frente às mudanças constantes na contemporaneidade. Delimitou-se o estudo do autocuidado como uma possível estratégia didática para foco de atuação na docência inclusiva. Buscou-se investigar aspectos de desenvolvimento e melhoria do processo de ensino-aprendizagem passíveis de ocorrer por meio do estímulo ao autocuidado discente, não obstante as limitações apresentadas pelo aluno. Explorou-se como premissa, além do autocuidado discente, oportunidade de mudanças de paradigmas estruturais na docência inclusiva em prol de uma perspectiva didática que contribua de maneira assertiva para o desenvolvimento acadêmico e para o processo de aprendizagem do discente de educação inclusiva. O estudo baseou-se no questionamento sobre o intrínseco potencial de desenvolvimento discente por meio do autocuidado acadêmico, mesmo que sejam vivenciadas evidentes limitações. Demonstraram-se contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na docência inclusiva. Considerou-se, para tanto, um novo olhar sobre as possibilidades e os desafios da docência inclusiva contemporânea. Evidenciou-se a análise do autocuidado do aluno com as perspectivas de autonomia, de liberdade, de comprometimento, das condições estruturais docentes propícias à atenção inclusiva, assim como autorrealização do discente e outras reflexões acerca do objeto de estudo explorado. Sob metodologia de exploração bibliográfica, aprofundou-se o estudo baseando-se em ampla referência para fins de elucidar os objetivos e resultados do presente trabalho. Identificou-se que, sim, é viável uma docência inclusiva focada no autocuidado discente, considerando tratar-se de uma estratégia condizente com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A discussão permeou a conclusão de que se evidencia o autocuidado acadêmico sob uma perspectiva inclusiva na acentuação dos benefícios para o desenvolvimento do discente disponível às melhores estratégias de educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AUTOCUIDADO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID4116_23102016224422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRO DE ALMEIDA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "CIRO SAMPAIO" "autor_email" => "cirobsb@hotmail.com" "autor_ies" => "ING - INSTITUTO DE GESTALT-TERAPIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22868 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1016 "inscrito_id" => 4116 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA FOCADA NO AUTOCUIDADO DISCENTE: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O autocuidado discente em uma perspectiva pedagógica de educação inclusiva é tema discutido no presente trabalho. A educação inclusiva vivencia novos paradigmas frente às mudanças constantes na contemporaneidade. Delimitou-se o estudo do autocuidado como uma possível estratégia didática para foco de atuação na docência inclusiva. Buscou-se investigar aspectos de desenvolvimento e melhoria do processo de ensino-aprendizagem passíveis de ocorrer por meio do estímulo ao autocuidado discente, não obstante as limitações apresentadas pelo aluno. Explorou-se como premissa, além do autocuidado discente, oportunidade de mudanças de paradigmas estruturais na docência inclusiva em prol de uma perspectiva didática que contribua de maneira assertiva para o desenvolvimento acadêmico e para o processo de aprendizagem do discente de educação inclusiva. O estudo baseou-se no questionamento sobre o intrínseco potencial de desenvolvimento discente por meio do autocuidado acadêmico, mesmo que sejam vivenciadas evidentes limitações. Demonstraram-se contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na docência inclusiva. Considerou-se, para tanto, um novo olhar sobre as possibilidades e os desafios da docência inclusiva contemporânea. Evidenciou-se a análise do autocuidado do aluno com as perspectivas de autonomia, de liberdade, de comprometimento, das condições estruturais docentes propícias à atenção inclusiva, assim como autorrealização do discente e outras reflexões acerca do objeto de estudo explorado. Sob metodologia de exploração bibliográfica, aprofundou-se o estudo baseando-se em ampla referência para fins de elucidar os objetivos e resultados do presente trabalho. Identificou-se que, sim, é viável uma docência inclusiva focada no autocuidado discente, considerando tratar-se de uma estratégia condizente com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A discussão permeou a conclusão de que se evidencia o autocuidado acadêmico sob uma perspectiva inclusiva na acentuação dos benefícios para o desenvolvimento do discente disponível às melhores estratégias de educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AUTOCUIDADO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID4116_23102016224422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRO DE ALMEIDA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "CIRO SAMPAIO" "autor_email" => "cirobsb@hotmail.com" "autor_ies" => "ING - INSTITUTO DE GESTALT-TERAPIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }