O presente artigo consiste em um recorte do referencial teórico do projeto de Mestrado em Educação que busca compreender como tem se constituído a prática de professores de música com alunos com deficiência inseridos em turmas comuns de escolas da Educação Básica. Alguns autores afirmam que os professores de música de escolas de Educação Básica geralmente sentem-se despreparados para desenvolver uma prática legitimamente inclusiva no ensino de alunos com deficiência inseridos em classes comuns, pois não são capacitados para isso em sua formação inicial. Assim, objetivamos, através dessa revisão bibliográfica, responder a seguinte pergunta: “o que o professor de música precisa saber para trabalhar a sua sensibilidade e ser capaz de incluir legitimamente o aluno com deficiência em suas aulas?” A partir da revisão em livros e artigos da área de Educação Inclusiva e Educação Musical Inclusiva, reunimos e sintetizamos informações que julgamos necessárias para que a prática inclusiva do professor de música seja, de fato, coerente e sensível às necessidades de todos os alunos. Os resultados apontam para uma transformação da prática do professor de música, que além de buscar integrar novos conhecimentos à sua formação, precisará estar disposto a acreditar na capacidade e no potencial musical de seu alunado, a conhecer o aluno em todos os seus aspectos e a pesquisar soluções e adaptações pedagógicas que garantam o seu aprendizado. Consideramos que este texto poderá contribuir para a formação de futuros professores de música, assim como para a formação continuada de professores que já estão atuando nas escolas de Educação Básica. Poderá auxiliar, ainda, os cursos de formação de professores de música na elaboração de suas propostas curriculares na perspectiva inclusiva.