Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA

Palavra-chaves: CAPOEIRA, EDUCAÇÃO INFANTI, ETNOGRAFIA, SEQÜÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA. Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22741
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA"
    "resumo" => """
      Esse trabalho objetiva descrever algumas possibilidades pedagógicas das vivências da capoeira na Educação Infantil (EI); da visão do professor de capoeira em relação à maneira pela qual a sua arte é vivenciada no espaço da escola e da interação das crianças durante a aula. Para tanto, usaremos como aporte teórico Mattos e Castro (2011); Freire (1987) ; Nóvoa (2011); Zagonel (2012) e Silva e Heine  (2008), entre outros. O texto descreve a observação realizada durante uma aula de capoeira que foi realizada por um professor desta arte, graduando em Pedagogia, em três turmas de uma creche municipal de Campina Grande-PB. A metodologia aqui utilizada foi de natureza qualitativa, privilegiando uma abordagem de cunho etnográfico, que nos permitiu realizar uma descrição densa. A partir da observação participante e de entrevistas para analisar os dados coletados fazemos, em seguida, as nossas considerações e sugestões. Após as análises realizadas durante o trabalho de campo, e do estudo etnográfico realizado, propomos a construção de uma sequência didática interativa a ser construída com professores de capoeira, professores regentes e crianças, para poder partir das vivências que os alunos já trazem, partindo inicialmente da discussão com as crianças, fazendo uma sondagem do que elas sabem sobre a temática, assim como propomos pesquisas e questionamentos que possam dá subsídios para construirmos juntos o plano de aula/sequência didática interativa.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Educação Infantil, Etnografia, Seqüência Didática Interativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CAPOEIRA, EDUCAÇÃO INFANTI, ETNOGRAFIA, SEQÜÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1086_29082016140419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DIAS IVAZAKI"
    "autor_nome_curto" => "ANA IVAZAKI"
    "autor_email" => "anaivazaki@gmail.com"
    "autor_ies" => "PMCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22741
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA"
    "resumo" => """
      Esse trabalho objetiva descrever algumas possibilidades pedagógicas das vivências da capoeira na Educação Infantil (EI); da visão do professor de capoeira em relação à maneira pela qual a sua arte é vivenciada no espaço da escola e da interação das crianças durante a aula. Para tanto, usaremos como aporte teórico Mattos e Castro (2011); Freire (1987) ; Nóvoa (2011); Zagonel (2012) e Silva e Heine  (2008), entre outros. O texto descreve a observação realizada durante uma aula de capoeira que foi realizada por um professor desta arte, graduando em Pedagogia, em três turmas de uma creche municipal de Campina Grande-PB. A metodologia aqui utilizada foi de natureza qualitativa, privilegiando uma abordagem de cunho etnográfico, que nos permitiu realizar uma descrição densa. A partir da observação participante e de entrevistas para analisar os dados coletados fazemos, em seguida, as nossas considerações e sugestões. Após as análises realizadas durante o trabalho de campo, e do estudo etnográfico realizado, propomos a construção de uma sequência didática interativa a ser construída com professores de capoeira, professores regentes e crianças, para poder partir das vivências que os alunos já trazem, partindo inicialmente da discussão com as crianças, fazendo uma sondagem do que elas sabem sobre a temática, assim como propomos pesquisas e questionamentos que possam dá subsídios para construirmos juntos o plano de aula/sequência didática interativa.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Educação Infantil, Etnografia, Seqüência Didática Interativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CAPOEIRA, EDUCAÇÃO INFANTI, ETNOGRAFIA, SEQÜÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1086_29082016140419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DIAS IVAZAKI"
    "autor_nome_curto" => "ANA IVAZAKI"
    "autor_email" => "anaivazaki@gmail.com"
    "autor_ies" => "PMCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Esse trabalho objetiva descrever algumas possibilidades pedagógicas das vivências da capoeira na Educação Infantil (EI); da visão do professor de capoeira em relação à maneira pela qual a sua arte é vivenciada no espaço da escola e da interação das crianças durante a aula. Para tanto, usaremos como aporte teórico Mattos e Castro (2011); Freire (1987) ; Nóvoa (2011); Zagonel (2012) e Silva e Heine (2008), entre outros. O texto descreve a observação realizada durante uma aula de capoeira que foi realizada por um professor desta arte, graduando em Pedagogia, em três turmas de uma creche municipal de Campina Grande-PB. A metodologia aqui utilizada foi de natureza qualitativa, privilegiando uma abordagem de cunho etnográfico, que nos permitiu realizar uma descrição densa. A partir da observação participante e de entrevistas para analisar os dados coletados fazemos, em seguida, as nossas considerações e sugestões. Após as análises realizadas durante o trabalho de campo, e do estudo etnográfico realizado, propomos a construção de uma sequência didática interativa a ser construída com professores de capoeira, professores regentes e crianças, para poder partir das vivências que os alunos já trazem, partindo inicialmente da discussão com as crianças, fazendo uma sondagem do que elas sabem sobre a temática, assim como propomos pesquisas e questionamentos que possam dá subsídios para construirmos juntos o plano de aula/sequência didática interativa. PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Educação Infantil, Etnografia, Seqüência Didática Interativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.