A IDENTIDADE INFANTIL E SUAS MULTIFACETAS: COMO EDUCAR A INFÂNCIA PARA AS IDENTIDADES DE GÊNERO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22557 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 3140 "titulo" => "A IDENTIDADE INFANTIL E SUAS MULTIFACETAS: COMO EDUCAR A INFÂNCIA PARA AS IDENTIDADES DE GÊNERO" "resumo" => "O presente artigo pretende trazer algumas considerações sobre a Identidade e sua construção, a partir de um entendimento do conceito de Infância e suas particularidades. Tem como objetivo tentar mostrar como a identidade é construída socialmente e historicamente, e como ela se manifesta na vida do indivíduo seja menino/a. Alguns mestres relatam que dentro do universo escolar, essas manifestações são mais frequentes, às vezes a criança já revela algumas escolhas, mesmo que de maneira inconsciente, sejam brincadeiras de cunho “feminino ou masculino”, ou mesmo nas escolhas por relacionar-se. Algumas atitudes já despertam entre os colegas, comentários pejorativos e ações duvidosas, é neste momento que o professor mediador precisa intervir para que essas atitudes não cause na criança um trauma maior, pois eles já estão passando por uma fase de muitas descobertas. Utilizei como instrumento metodológico a pesquisa qualitativa, realizando leituras bibliográficas para um melhor embasamento teórico. Na pesquisa qualitativa é possível interar-se com o objeto, desvendando e desbravando caminhos, até chegar à meta pretendida. Sabemos que vivemos em uma sociedade multifacetada e plural, portanto discutir sobre identidades/conceitos é uma possibilidade de contribuir para uma melhor compreensão no que concerne a uma construção identitária do sujeito, que interfere nas relações sociais estabelecidas, quando nos referimos a Infância. Desta forma, discutir sobre identidades de gênero, é de fundamental importância para romper tabus ainda presentes e constantes em muitos espaços, em destaque o ambiente escolar. Para tais fundamentações li os seguintes teóricos: Ariés (1981); Bernardi (1985); Corsaro (2003); Kramer (2002), Louro (1997); Scott (1990), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, IDENTIDADE, GÊNERO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID3140_13102016170431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE ALMEIDA" "autor_email" => "etavivi@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22557 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 3140 "titulo" => "A IDENTIDADE INFANTIL E SUAS MULTIFACETAS: COMO EDUCAR A INFÂNCIA PARA AS IDENTIDADES DE GÊNERO" "resumo" => "O presente artigo pretende trazer algumas considerações sobre a Identidade e sua construção, a partir de um entendimento do conceito de Infância e suas particularidades. Tem como objetivo tentar mostrar como a identidade é construída socialmente e historicamente, e como ela se manifesta na vida do indivíduo seja menino/a. Alguns mestres relatam que dentro do universo escolar, essas manifestações são mais frequentes, às vezes a criança já revela algumas escolhas, mesmo que de maneira inconsciente, sejam brincadeiras de cunho “feminino ou masculino”, ou mesmo nas escolhas por relacionar-se. Algumas atitudes já despertam entre os colegas, comentários pejorativos e ações duvidosas, é neste momento que o professor mediador precisa intervir para que essas atitudes não cause na criança um trauma maior, pois eles já estão passando por uma fase de muitas descobertas. Utilizei como instrumento metodológico a pesquisa qualitativa, realizando leituras bibliográficas para um melhor embasamento teórico. Na pesquisa qualitativa é possível interar-se com o objeto, desvendando e desbravando caminhos, até chegar à meta pretendida. Sabemos que vivemos em uma sociedade multifacetada e plural, portanto discutir sobre identidades/conceitos é uma possibilidade de contribuir para uma melhor compreensão no que concerne a uma construção identitária do sujeito, que interfere nas relações sociais estabelecidas, quando nos referimos a Infância. Desta forma, discutir sobre identidades de gênero, é de fundamental importância para romper tabus ainda presentes e constantes em muitos espaços, em destaque o ambiente escolar. Para tais fundamentações li os seguintes teóricos: Ariés (1981); Bernardi (1985); Corsaro (2003); Kramer (2002), Louro (1997); Scott (1990), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, IDENTIDADE, GÊNERO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID3140_13102016170431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE ALMEIDA" "autor_email" => "etavivi@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }