A formação dos professores é um tema que suscita diversas discussões a cerca das diversas mudanças e desafios enfrentados por estes profissionais, no exercício de suas profissões. Dentre os muitos desafios, encontra-se a educação inclusiva que há tempos demanda soluções efetivas e criativas, a fim de inserir os alunos com necessidades especiais no âmbito da educação. Porém, devido à falta de preparo, em consequência de uma formação acadêmica insuficiente, ou mesmo a falta de interesse, faz com que estes profissionais não saibam trabalhar seus conteúdos didáticos direcionados a estes alunos. Adicionalmente, espera-se que as instituições de ensino ofereçam amparo aos professores e alunos com deficiência, sobretudo em relação ao planejamento, voltado a ação pedagógica do professor. O presente trabalho teve por objetivo analisar o perfil dos professores de biologia e a relação com a inclusão dos alunos com deficiência na escola regular, analisando pontos como a formação acadêmica, relação com salas de recursos multifuncionais, etc. O trabalho constitui-se numa pesquisa de natureza quantitativa mediante geração de dados através de informações sócio-demográficos dos entrevistados. Espera-se que este trabalho possa causar uma reflexão em prol relação entre o professor e o aluno com deficiência, havendo assim um olhar mais voltado à inclusão escolar. Onde se busque novas formas de quebrar a barreira que se encontra entre o professor e o aluno com deficiência. Concluiu-se neste trabalho que mesmo possuindo a graduação em licenciatura em Biologia, os professores aparentam ainda não se sentir preparados para exercer sua prática pedagógica voltada aos alunos com deficiência.