Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: ANÁLISE DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS – PROERD

Palavra-chaves: DROGAS, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PROERD Comunicação Oral (CO) GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22895
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 3747
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: ANÁLISE DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS – PROERD"
    "resumo" => "As drogas fazem parte da nossa história há milênios. Substâncias psicoativas eram utilizadas para os mais variados fins, principalmente em rituais religiosos. Em rituais judaico-cristãos, por exemplo, o vinho é sacralizado representando a própria divindade. No entanto, mudanças econômicas e sociais provocaram rearranjos culturais, o que implicou na maneira como a temática das drogas é tratada. Dessa forma, o uso de drogas é atualmente abordado sobre o tripé: relacionando seu uso à doença, à criminalidade e também a partir de cunho moralista.  A perspectiva predominante pela qual esse fenômeno é trabalhado é a guerra às drogas, o proibicionismo e abstinência. Além disso, esse tema se faz presente, sobretudo, nos campos da saúde e educação. Diante desse quadro o trabalho tem o objetivo analisar como esse tema é tratado na educação. Nesse contexto, realizamos uma breve análise do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD (adaptação do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E.).  Para isso foi analisado a metodologia do programa através dos materiais – cartilhas, e recursos audiovisuais – que são disponibilizados aos alunos, bem como as informações e divulgações realizadas pelo PROERD em sua página eletrônica e também a partir de entrevista realizada com um instrutor do programa na cidade de Campina Grande – PB. A partir da análise verificamos que o programa, implantado em diversos estados brasileiros, corrobora a perspectiva de guerra às drogas e possui metodologia excludente, pois possui uma organização extremamente verticalizada de forma que não considera as diversas subjetividades e contextos dos alunos, divergindo da proposta do MEC que propõe uma educação crítica e voltada à autonomia dos sujeitos. Assim, visando refletir algumas alternativas que possam incluir as diversidades presentes nos contextos escolares, e adotando uma perspectiva voltada à garantia dos Direitos Humanos, apontamos algumas possibilidades de se trabalhar uma educação inclusiva sobre as drogas. Para tal, tecemos reflexões acerca da proposta da Redução de Danos e alguns apontamentos baseados na Teoria do Desenvolvimento Moral, principalmente no que toca o conceito de comunidade justa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DROGAS, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PROERD"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID3747_23102016193731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GABRIEL GOMES PEDROSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO GABRIEL "
    "autor_email" => "joaogabrielpedrosa@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22895
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 3747
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: ANÁLISE DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS – PROERD"
    "resumo" => "As drogas fazem parte da nossa história há milênios. Substâncias psicoativas eram utilizadas para os mais variados fins, principalmente em rituais religiosos. Em rituais judaico-cristãos, por exemplo, o vinho é sacralizado representando a própria divindade. No entanto, mudanças econômicas e sociais provocaram rearranjos culturais, o que implicou na maneira como a temática das drogas é tratada. Dessa forma, o uso de drogas é atualmente abordado sobre o tripé: relacionando seu uso à doença, à criminalidade e também a partir de cunho moralista.  A perspectiva predominante pela qual esse fenômeno é trabalhado é a guerra às drogas, o proibicionismo e abstinência. Além disso, esse tema se faz presente, sobretudo, nos campos da saúde e educação. Diante desse quadro o trabalho tem o objetivo analisar como esse tema é tratado na educação. Nesse contexto, realizamos uma breve análise do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD (adaptação do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E.).  Para isso foi analisado a metodologia do programa através dos materiais – cartilhas, e recursos audiovisuais – que são disponibilizados aos alunos, bem como as informações e divulgações realizadas pelo PROERD em sua página eletrônica e também a partir de entrevista realizada com um instrutor do programa na cidade de Campina Grande – PB. A partir da análise verificamos que o programa, implantado em diversos estados brasileiros, corrobora a perspectiva de guerra às drogas e possui metodologia excludente, pois possui uma organização extremamente verticalizada de forma que não considera as diversas subjetividades e contextos dos alunos, divergindo da proposta do MEC que propõe uma educação crítica e voltada à autonomia dos sujeitos. Assim, visando refletir algumas alternativas que possam incluir as diversidades presentes nos contextos escolares, e adotando uma perspectiva voltada à garantia dos Direitos Humanos, apontamos algumas possibilidades de se trabalhar uma educação inclusiva sobre as drogas. Para tal, tecemos reflexões acerca da proposta da Redução de Danos e alguns apontamentos baseados na Teoria do Desenvolvimento Moral, principalmente no que toca o conceito de comunidade justa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DROGAS, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PROERD"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID3747_23102016193731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GABRIEL GOMES PEDROSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO GABRIEL "
    "autor_email" => "joaogabrielpedrosa@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

As drogas fazem parte da nossa história há milênios. Substâncias psicoativas eram utilizadas para os mais variados fins, principalmente em rituais religiosos. Em rituais judaico-cristãos, por exemplo, o vinho é sacralizado representando a própria divindade. No entanto, mudanças econômicas e sociais provocaram rearranjos culturais, o que implicou na maneira como a temática das drogas é tratada. Dessa forma, o uso de drogas é atualmente abordado sobre o tripé: relacionando seu uso à doença, à criminalidade e também a partir de cunho moralista. A perspectiva predominante pela qual esse fenômeno é trabalhado é a guerra às drogas, o proibicionismo e abstinência. Além disso, esse tema se faz presente, sobretudo, nos campos da saúde e educação. Diante desse quadro o trabalho tem o objetivo analisar como esse tema é tratado na educação. Nesse contexto, realizamos uma breve análise do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD (adaptação do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E.). Para isso foi analisado a metodologia do programa através dos materiais – cartilhas, e recursos audiovisuais – que são disponibilizados aos alunos, bem como as informações e divulgações realizadas pelo PROERD em sua página eletrônica e também a partir de entrevista realizada com um instrutor do programa na cidade de Campina Grande – PB. A partir da análise verificamos que o programa, implantado em diversos estados brasileiros, corrobora a perspectiva de guerra às drogas e possui metodologia excludente, pois possui uma organização extremamente verticalizada de forma que não considera as diversas subjetividades e contextos dos alunos, divergindo da proposta do MEC que propõe uma educação crítica e voltada à autonomia dos sujeitos. Assim, visando refletir algumas alternativas que possam incluir as diversidades presentes nos contextos escolares, e adotando uma perspectiva voltada à garantia dos Direitos Humanos, apontamos algumas possibilidades de se trabalhar uma educação inclusiva sobre as drogas. Para tal, tecemos reflexões acerca da proposta da Redução de Danos e alguns apontamentos baseados na Teoria do Desenvolvimento Moral, principalmente no que toca o conceito de comunidade justa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.