Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O OUTRO LADO DA MOEDA: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERCEPÇÃO DE SEUS BENEFICIÁRIOS.

Palavra-chaves: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, INCLUSÃO SOCIAL, ESTUDANTES Pôster (PO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

INTRODUÇÃO: A Assistência Estudantil enquanto instrumento de garantia de acesso e permanência, em especial, as classes vulnerabilizadas socialmente, apresenta às instituições de ensino o desafio de estar aprimorando uma política que viabilize universalização e inclusão social. Orientada por políticas ou programas governamentais, como o Programa Nacional de Assistência Estudantil, é institucionalizada no IFPI de forma integrada às ações relacionadas a inclusão social e ações afirmativas. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos beneficiários quanto à execução da Política de Assistência Estudantil, e como objetivos específicos trazer contribuições para atuação profissional, aprofundar pesquisas sobre a temática abordada e propor debates sobre a Política, em parcerias com seus beneficiados. METODOLOGIA: Propõe-se realizar um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, por possibilitar analisar tudo aquilo que pode ser quantificável, como também, traços subjetivos dos dados. A análise do objeto será desenvolvida através dos questionários de avaliação preenchidos pelos estudantes beneficiados pela Política de Assistência Estudantil (POLAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos-PI no período de 2014 a 2016. A coleta de dados será por meio de uma pesquisa de campo, baseada na análise dos dados oriundos de um questionário avaliativo com o intuito de avaliar e melhorar a assistência estudantil no IFPI – Campus Picos que será aplicado com os discentes beneficiários da Assistência Estudantil no período de 2014 a 2016. Será um questionário com perguntas fechadas que versarão sobre todos os aspectos que compõem a POLAE. Todos os discentes serão informados sobre o objetivo da pesquisa e a voluntariedade em participar. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O maior desafio enfrentado inicialmente no estudo consiste em buscar literatura que aborde a questão da percepção dos estudantes, em relação à Política de Assistência Estudantil, pois pouco se observa a participação dos mesmos em discutir e propor alternativas de aprimorar essas ações. Essa insuficiência de participação dos discentes pode ser resultados de diversos pontos como: a burocratização dos serviços ofertados, falta de conhecimento em relação à política, clareza em relação a como deve ser sua participação, etc. Mas todas as observações são iniciais, pois como se trata de uma pesquisa em andamento, muitas questões ainda serão abordadas no decorrer do trabalho. CONCLUSÕES INICIAIS: Levando-se em consideração os fatos inicialmente abordados, espera-se que os resultados obtidos com a pesquisa sirvam de base para futuros estudos, com métodos diferenciados e em outros campi do Instituto, contribuindo para a ampliação da visão sobre o assunto apresentado. A assistência às necessidades humanas que estão presentes no espaço educacional são demandas urgentes. Quanto à Política de Assistência Estudantil, evidencia-se que esta precisa ser mais debatida por todos os atores envolvidos que, a partir de seus conhecimentos e práticas, possam contribuir para o debate sobre o tema.

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