O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como ferramenta metodologia pedagógica dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Fazendo-se necessário identificar a importância do brincar para estas crianças em seus aspectos psicológicos, que evidenciam vantagens para o seu desenvolvimento físico, social, emocional e principalmente educacional. Ao se desenvolver, a criança passa por transições, a brincadeira é fundamental. Através dela adquire-se a experiência necessária para o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, afetivo e cultural, pois é fundamental que a criança encontre-se inserida em um contexto de relações sociais. O ato do brincar também facilita o processo de aprendizagem, já que por meio dele a criança explora seu corpo, seu ambiente e suas capacidades. O ato lúdico auxilia no desenvolvimento saudável de crianças com necessidades educacionais especiais e através dele, deixam-se de lado as necessidades e lembra-se de que ela é uma criança capaz de realizar todas as coisas que ela se sinta pronta para fazer. Assim, o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, auxiliando-as em todos os aspectos e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a aprendizagem deve ter um caráter social e se constituir à medida que o sujeito interage nesse contexto cultural, no movimento dialético entre os que buscam apreender um ensino de qualidade com o intuito de socializar o conhecimento historicamente acumulado, independentemente de suas condições biológicas, pois não é a partir delas que o desenvolvimento, a aprendizagem são concretizados, mas sim a partir das condições sociais que são disponibilizadas e ofertadas para todos.