O LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23119 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 702 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "O LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS" "resumo" => "O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como ferramenta metodologia pedagógica dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Fazendo-se necessário identificar a importância do brincar para estas crianças em seus aspectos psicológicos, que evidenciam vantagens para o seu desenvolvimento físico, social, emocional e principalmente educacional. Ao se desenvolver, a criança passa por transições, a brincadeira é fundamental. Através dela adquire-se a experiência necessária para o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, afetivo e cultural, pois é fundamental que a criança encontre-se inserida em um contexto de relações sociais. O ato do brincar também facilita o processo de aprendizagem, já que por meio dele a criança explora seu corpo, seu ambiente e suas capacidades. O ato lúdico auxilia no desenvolvimento saudável de crianças com necessidades educacionais especiais e através dele, deixam-se de lado as necessidades e lembra-se de que ela é uma criança capaz de realizar todas as coisas que ela se sinta pronta para fazer. Assim, o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, auxiliando-as em todos os aspectos e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a aprendizagem deve ter um caráter social e se constituir à medida que o sujeito interage nesse contexto cultural, no movimento dialético entre os que buscam apreender um ensino de qualidade com o intuito de socializar o conhecimento historicamente acumulado, independentemente de suas condições biológicas, pois não é a partir delas que o desenvolvimento, a aprendizagem são concretizados, mas sim a partir das condições sociais que são disponibilizadas e ofertadas para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "LÚDICO, NECESSIDADES, METODOLOGIA, DESENVOLVIMENTO, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID934_13102016160708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA VITÓRIA GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA COSTA" "autor_email" => "mvitoriagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23119 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 702 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "O LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS" "resumo" => "O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como ferramenta metodologia pedagógica dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Fazendo-se necessário identificar a importância do brincar para estas crianças em seus aspectos psicológicos, que evidenciam vantagens para o seu desenvolvimento físico, social, emocional e principalmente educacional. Ao se desenvolver, a criança passa por transições, a brincadeira é fundamental. Através dela adquire-se a experiência necessária para o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, afetivo e cultural, pois é fundamental que a criança encontre-se inserida em um contexto de relações sociais. O ato do brincar também facilita o processo de aprendizagem, já que por meio dele a criança explora seu corpo, seu ambiente e suas capacidades. O ato lúdico auxilia no desenvolvimento saudável de crianças com necessidades educacionais especiais e através dele, deixam-se de lado as necessidades e lembra-se de que ela é uma criança capaz de realizar todas as coisas que ela se sinta pronta para fazer. Assim, o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, auxiliando-as em todos os aspectos e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a aprendizagem deve ter um caráter social e se constituir à medida que o sujeito interage nesse contexto cultural, no movimento dialético entre os que buscam apreender um ensino de qualidade com o intuito de socializar o conhecimento historicamente acumulado, independentemente de suas condições biológicas, pois não é a partir delas que o desenvolvimento, a aprendizagem são concretizados, mas sim a partir das condições sociais que são disponibilizadas e ofertadas para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "LÚDICO, NECESSIDADES, METODOLOGIA, DESENVOLVIMENTO, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID934_13102016160708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA VITÓRIA GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA COSTA" "autor_email" => "mvitoriagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }