O presente trabalho vem tratar das questões que versa sobre os estudos atuais no que diz respeito ao Ensino a Distância. Neste sentido, visa apresentar as dificuldades de inclusão digital constatadas nos cursos a distância do Instituto Federal da Paraíba – IFPB campus de Sousa (Nível Técnico Profissional em Segurança no Trabalho e Secretaria Escolar; e curso Superior em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa), com propósito de refletir sobre os desafios que as novas tecnologias ainda podem representar ao aluno do ensino a distância. Para a sua realização, partiu-se de um relato de experiência, caracterizado como estudo descritivo, de uma abordagem qualitativa. Para sua construção, foi realizado a observação da realidade existente no Polo de educação de EaD-IFPB através da identificação de problemas em relação ao uso das tecnologias disponíveis. A coleta de dados foi feita por meio de questionamentos informais aos educandos desde o primeiro ano em que foram implantados os cursos de EaD nesta instituição de ensino. Para isso, dividimos este trabalho em cinco partes: introdução, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências bibliográficas. Com base nos estudos de Rabelo e Peixoto (2006), Batista e Barcelos (2015) entre outros que discutem sobre a temática abordada. Conclui-se que os educandos apesar de estarem frequentando um curso técnico ou superior enfrentam diversas dificuldades em utilizar algumas ferramentas tecnológicas, não se sentem letrados tecnologicamente, talvez em decorrência de serem frutos de uma educação tradicional e de uma época em que não detinham tantos recursos do tipo, fato que os distanciam da nova realidade vivida por muitos, estudar por meio de uma plataforma virtual, sem a interação face a face.