Este artigo versa reflexões teóricas e epistemológicas acerca do aluno em EJA no que tange a formação de leitores e ainda da relevância da formação docente para lidar com os alunos em contextos escolares compreendendo jovens e adultos. A EJA é constituída de diferentes atores sociais, que ao longo de suas vidas acumulam uma história de fracasso escola e negação ao direito à educação. Tais discussões se inscrevem frente às sucessivas histórias de fracasso escolar das demandas sociais inseridas na escola básica, aqui centradas nos sujeitos sociais em EJA. Para tanto, faz-se necessário revisitar um aporte teórico consubstanciado em outras áreas do conhecimento a pensar seus efeitos no desenvolvimento da cognição humana. Tais estudos, aqui focados na formação de leitores, derivada de práticas de leitura, na crença de produção de conhecimento, resultantes de experiências vivenciais de alunos/as, sujeitos plurais, no âmbito escolar à luz da inclusão social.
Palavras- chave: Educação, Formação de leitores, EJA.