“INCLUSÃO DIGITAL E CONHECIMENTOS A UM CLIQUE”: DISCURSOS DOS/AS DISCENTES A CERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23339 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 2470 "titulo" => "“INCLUSÃO DIGITAL E CONHECIMENTOS A UM CLIQUE”: DISCURSOS DOS/AS DISCENTES A CERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho nasce da inquietação sobre a inserção das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no contexto da escola de educação básica. Desse modo, delimitamos como questão problema: como os /as discentes percebem as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem? Assim para buscarmos responder essa questão, elencamos como objetivo identificar a partir dos discursos dos/as discentes as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola (GUZZI, 2013; KENSKI, 2008; KHAN, 2013; MORAN; 2000; RIOS, 2013). Para refletir sobre a concepção de Escola tomamos as contribuições de (FREIRE, 1996) imbricado com as contribuições de Molina; Sá (2012) sobre Escola do Campo. Como procedimento metodológico, nos aproximamos da Abordagem Qualitativa (MINAYO, 2010). A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os dados revelam que os/as discentes compreendem a importância do uso das tecnologias no contexto da sala de aula, bem como contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo sentido, os dados apontam para o processo de Inclusão Digital nos espaços escolares, ressaltando que o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs possibilitam romper as amarras de inferioridades, impostas aos povos campesinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-T, DISCENTES, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2470_25092016131728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISAIAS DA SILVA" "autor_email" => "isaiassilva-@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23339 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 2470 "titulo" => "“INCLUSÃO DIGITAL E CONHECIMENTOS A UM CLIQUE”: DISCURSOS DOS/AS DISCENTES A CERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho nasce da inquietação sobre a inserção das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no contexto da escola de educação básica. Desse modo, delimitamos como questão problema: como os /as discentes percebem as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem? Assim para buscarmos responder essa questão, elencamos como objetivo identificar a partir dos discursos dos/as discentes as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola (GUZZI, 2013; KENSKI, 2008; KHAN, 2013; MORAN; 2000; RIOS, 2013). Para refletir sobre a concepção de Escola tomamos as contribuições de (FREIRE, 1996) imbricado com as contribuições de Molina; Sá (2012) sobre Escola do Campo. Como procedimento metodológico, nos aproximamos da Abordagem Qualitativa (MINAYO, 2010). A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os dados revelam que os/as discentes compreendem a importância do uso das tecnologias no contexto da sala de aula, bem como contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo sentido, os dados apontam para o processo de Inclusão Digital nos espaços escolares, ressaltando que o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs possibilitam romper as amarras de inferioridades, impostas aos povos campesinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-T, DISCENTES, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2470_25092016131728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISAIAS DA SILVA" "autor_email" => "isaiassilva-@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }