Dentre tantas atribuições que a leitura literária adquire na escola, acreditamos no texto literário como uma prática social capaz de modificar realidades e existências. Por meio da literatura o cidadão torna-se visível e vê o diferente. Contudo, a escola também pode se tornar um lugar de exclusão e reforço das diferenças e preconceitos. Esse reforço é dinamizado por um currículo excludente e, de certa forma, representante de uma tradição que privilegia um cânone elaborado pelas classes dominantes da “intelectualidade” brasileira. Embora não dispensemos outros fatores que contribuem para o afastamento de ideias inclusivas no trabalho com a literatura na escola, as formulações curriculares serão nosso foco argumentativo. Sabendo disso, procuramos propor um diálogo entre os Estudos Literários e os Estudos de Gênero e Sexualidade na análise das representações de gêneros presentes na obra O gato que gostava de cenoura de Ruben Alves. A escolha da obra se dá por esta fazer parte do que se convenciona chamar “Literatura Infantil”, uma das primeiras manifestações culturais capaz de situar o sujeito dentro do contexto social por meio de suas representações. Sendo assim, apontaremos que a narrativa de Ruben Alves apresenta uma proposta paralela à heteronormalidade que pode ser trabalhada em sala de aula para combater o preconceito e dar visibilidade a sujeitos historicamente “apagados” socialmente. Os aportes teóricos utilizados não se fixará a um campo específico da ciência, mas como a proposta volta-se à diversidade, as bases teóricas utilizadas obedecerão esse espírito. Para a abordagem das questões curriculares e interdisciplinares nos valeremos dos escritos de Jurjo Torres Santomé e Rick Santos; para as questões referentes às representações sociais e diferença Tomaz Tadeu da Silva; por fim, para as questões de gênero e sexualidades paralelas à heteronormatividade e os regimes de poder que envolvem as relações de gênero na sociedade recorreremos a Michel Foucault, Judith Butler e Erick Neumann. Desta feita, esperamos contribuir para a revisão do currículo escolar acerca das questões de gênero e a inserção da temática por meio da literatura infantil.