Este artigo é fruto de uma pesquisa de trabalho desenvolvida na disciplina de Gestão Escolar no curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Acadêmico do Agreste – CAA-UFPE. Tem por objetivo central: Compreender como a gestão escolar tem trabalhado as concepções democráticas e inclusivas na escola, bem como os objetivos específicos foram: I) Compreender os conceitos das relações entre democracia e educação e II) Analisar como a Gestão trata a educação inclusiva na escola. O aporte teórico se apresenta a partir de autores como: Aguiar (2009); Sanches e Oliveira (2011); Sassaki (1997); Ribeiro (2003); Paulo Freire (1996) e Carvalho (2009). Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos de coleta dos dados: a observação e a entrevista semi estruturada. O artigo apresenta referências sobre uma Gestão Escolar democrática que viabiliza a inclusão dos alunos a uma escola que assegure o direito dos sujeitos participarem do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa nos possibilitou identificar que uma Gestão democrática faz toda a diferença para uma escola inclusiva. A compreensão que temos a partir das inferências presente na fala dos entrevistados é que a gestão da escola pesquisada tem buscado desenvolver em suas práticas ações que viabilizem a participação de todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Os depoimentos dos sujeitos e as análises realizadas a partir do que foi ouvido e presenciado nos permite concluir que a Gestão democrática contribui de maneia significativa para que seja construído na escola um espaço de saber pautado na liberdade e inclusão de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.