Após muitas lutas travadas, as pessoas com deficiência conquistaram muitos direitos de assistência social, e educacionais. O direito a atendimento educacional especializado (AEE) foi garantido pelo Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, é gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e deve ser oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Trazer reflexões acerca das ações e reflexões dos profissionais que atuam na educação especial se justifica no intuito de mostrar quão essencial é o trabalho do Atendimento Educacional Especializado na escola, para a efetivação da inclusão escolar e o resgate de valores sociais necessários à convivência com as diferenças. Os objetivos para essa produção estão em descrever os avanços e percursos da educação inclusiva; explicar o avanço na assistência profissional às pessoas com deficiência na educação; elencar ações desenvolvidas pela equipe de AEE que auxilia a inclusão das pessoas com deficiência na escola. Para alcançar os objetivos propostos, a discussão dessa problemática vem organizada em dois tópicos: I – A pessoa com deficiência ao longo da história, que aborda o tratamento dado às pessoas com deficiência até os tempos de hoje; e II – O atendimento educacional especializado na escola inclusiva, onde elencamos posturas que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência na escola, junto ao trabalho do profissional de AEE. A metodologia para organizar os resultados baseou-se na pesquisa qualitativa com base em referenciais bibliográficos para aprofundarmos na compreensão da importância do profissional em AEE na escola.