Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EVASÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DE EX-EGRESSOS DA EJA: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UM DIREITO E A INCOERÊNCIA DESTE DIREITO NO RECORRENTE FENÔMENO DE EVASÃO ESCOLAR

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo busca a priori fazer uma abordagem teórica acerca da construção e compreensão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como um direito legalmente e historicamente instituído, bem como, objetiva com isto intensificar a discussão acerca da incoerência existente entre o direito legalmente constituído, e a problemática recorrente da evasão escolar na EJA. Para tal abordagem sobre a compreensão da EJA como um direito, sua importância socioeducacional, e sobre as nuances causadoras da evasão escolar, recorremos aos seguintes autores: ARROYO (2007); CURY (2008); FREIRE (1989); HADDAD (2007); LDB (1996); PICONEZ (2002). Concomitantemente, o texto também busca trazer a problemática da evasão escolar na EJA discorrendo sobre os motivos que tornam à torna recorrente, isto feito a partir de uma análise sob a perspectiva de ex-egressos frequentadores desta modalidade de ensino em uma escola pública no município de Belo Jardim-PE. Para tal experiência empírica com o fenômeno da evasão escolar, fora realizada uma pesquisa do tipo etnográfica de abordagem qualitativa e exploratória por meio de um estudo de campo, aonde os dados foram coletados por meio da observação participante, conversas informais, e entrevistas feitas com os sujeitos da pesquisa (Ex-egressos da EJA). Concluiu-se ao final da pesquisa que, os nossos pressupostos iniciais à pesquisa foram confirmados parcialmente, pois, mesmo os fatores externos (concomitância entre trabalho e estudos, e a relação com os familiares) mostrando-se como implicantes principais para a evasão na EJA, e os fatores internos (metodologia utilizada pelos professores e a localização da escola) também aparecendo como motivadores, verificou-se que estes fatores outrora citados persistem na atual situação escolar, contudo, os mesmo não são determinantes para uma nova recorrência de evasão dos sujeitos pesquisados, visto que alguns alunos encontram motivação para superar as barreiras durante a fase escolar e continuar com seus estudos. Corroboramos também ao final da atividade investigativa à importância que atividades dinâmicas e diferenciadas possuem no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, bem como, observamos que tais ações pedagógicas tornam-se como uma ferramenta indispensável para a diminuição da evasão escolar na EJA, visto que, despertam nos alunos o prazer e interesse pelo estudo.

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