O presente trabalho apresenta a vida e obra de Lev Seminovich Vygotsky, bem como suas teorias a respeito do desenvolvimento psicológico do ser humano, as chamadas funções psíquicas superiores. Inicialmente será destacado um breve relato sobre sua vida, suas percepções de mundo e relações humanas, abordando em seguida alguns trechos de artigos publicados de suas teses com embasamento teórico sobre sua teoria e a influência na educação, neste trabalho, se referindo à educação inclusiva. O percurso teórico-metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, melhor aplicável neste estudo, a qual para o campo da educação reconhece que seu objeto de pesquisa são atores sociais. Concluindo, será apresentada uma análise respaldando-se nas observações em duas Entidades coirmãs na cidade de Bezerros-PE, a APORDEB - Associação dos Portadores de Deficiência dos Bezerros a e APAE Bezerros - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bezerros, durante as aulas de Arte Educação, buscando perceber a presença das ideias Vygotskyana no contexto da educação inclusiva com pessoas com deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho busca identificar a linha de pensamento de Vygotsky, no contexto histórico em que viveu durante seus estudos e observações, refletindo sobre a aplicabilidade, nos dias atuais, da Teoria Vygotskyana na Educação Inclusiva.