Resumo:
Este trabalho trata-se do tema da criança com a Síndrome de Down no âmbito escolar. Ao qual procurou-se conhecer e intender os procedimentos da inclusão dessas crianças com de síndrome de down na vivência escolar como também na família, a família é de suma importância para se trabalhar o desenvolvimento social e humanizado desta criança, diante desses conhecimentos adquiridos sobre a vivência escolar e familiar desta criança, iremos reformular os conceitos de integrações família-escola, professor-aluno e escola-sociedade. Tivemos como sustentação para o melhor resultado de entendimento nesse processo os conceitos teóricos de alguns filosóficos, sociólogo, psicólogo entre outros meios que subsidiou este estudo e assim em forma de analise e reflexão que podemos entender e conhecer com maior eficácia o tema exposto acima. Assim temos como objetivo deste trabalho o intuito de analisar as necessidades e as dificuldades enfrentadas por todo corpo docente (professores, supervisores, orientadores ,diretores) que estão agregados nas instituições educacionais nos dias atuais. No entanto vamos destacar os obstáculos, as barreiras e os preconceitos que possivelmente venha ocorrer ainda nos dias de hoje. Focaremos a importância da pedagogia propícia para cada caso essa fonte vai ser como mediadora na relação escola, família e sociedade e através da mesma se espera proporcionar meta e estratégias que possa facilitar a melhor forma para desenvolver a aprendizagem e o desenvolvimento entre essas crianças com da síndrome de down junto com os demais alunos no contexto da inclusão escolar e no social.
Palavras- chaves: Síndrome de Down, inclusão , família, aluno.