Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, FRACASSO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão acerca da dificuldade da leitura e interpretação de texto, presentes na prática docente. Tal problemática é um reflexo das lacunas na formação acadêmica deixadas pelos cursos de licenciaturas de boa parte das universidades públicas e particulares, transformando-se num desafio atual dos cursos da área de educação que precisam responder a essa problemática. Nessa perspectiva, lançamos os seguintes questionamentos: até que ponto a formação dos professores da atualidade é capaz de corrigir essa problemática? A qualidade de leitura de alunos nas séries iniciais e finais é suficiente para uma interpretação correta do texto? Será que a formação dos professores da atualidade tem sido suficiente para corrigir essa problemática? Essas questões nortearão a problemática apresentada neste artigo numa tentativa de justificarmos as razões pelas quais os professores sujeitos dessa pesquisa, demonstram na sua prática docente, no sentido de que não conseguem enfrentar as dificuldades reveladas pelos educandos. Sendo assim, através dos questionários respondidos, buscou-se refletir acerca da dificuldade de interpretação e decodificação apresentada pelos alunos participantes dessa pesquisa, bem como por parte dos educadores, pois, a prática docente dos professores entrevistados atuantes nas escolas investigadas, revelou que eles também apresentam dificuldades de leitura e interpretação textual, refletindo dessa forma, na aprendizagem de seus alunos e na capacidade de reflexão crítica. Na realidade quando se fala de letramento nas escolas brasileiras, está se buscando investigar as problemáticas existentes na formação docente e as dificuldades que os alunos apresentam na interpretação e decodificação daquilo que leem. Pretende-se que este estudo possa auxiliar os pesquisadores a repensar essa problemática, apontando para a necessidade de uma reformulação no currículo da formação docente, ao qual, apresenta dificuldades de enfrentar o fracasso das séries iniciais, a qual ainda que urgente, encontra-se esquecida pelas autoridades na área.

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