RESUMO: A inclusão escolar é um processo que deve ser percebida, como um ato dinâmico e gradual, podendo tomar formas diversificadas dependendo das necessidades dos alunos. Este artigo traz como objetivo principal verificar as práticas pedagógicas no processo de inclusão de crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Parnaíba-PI. O enfoque deste estudo está na atuação do professor, em entender como suas práxis influenciam no desenvolvimento de inclusão de aluno Surdos dentro do espaço escolar. Assim como identificar as dificuldades enfrentadas pelo docente diante do processo de educar. Segundo os aspectos verbelados, buscou-se observar e analisar criteriosamente quais práticas podem favorecer ou não a aprendizagem de crianças com Surdez, em prol de possibilitar sua participação no processo educativo de modo eficaz. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, realizado através de observações não participante em uma sala de aula regular, na qual pudemos conhecer o dia a dia de uma aluna surda e as práticas pedagógicas das professoras que acompanham o desenvolvimento de aprendizagem desta cidadã. O trabalho teve uma abordagem qualitativa, contou com uma análise bibliográfica, partindo de teóricos como: SKILAR (1998 e 199); GOLDFELD (1997); QUADROS (2004), além disso, fomos a campo, aplicando um questionário com cinco questões, direcionadas a duas professoras. Ressaltamos, que os dados colhidos foram analisados de acordo com o embasamento teórico e o tema em estudo, afim de esclarecer e compreender os pós e contras da pesquisa. Como resultado de nossa pesquisa, concluímos que existem grandes divergências nas práticas exercidas por professores da educação básica quando se trata do atendimento de crianças com surdez.