Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LABORATÓRIO VIRTUAL: DESVENDANDO A FÍSICA POR TRÁS DA FIBRA ÓTICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FIBRA ÓTICA Pôster (PO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23043
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 1075
    "titulo" => "LABORATÓRIO VIRTUAL: DESVENDANDO A FÍSICA POR TRÁS DA FIBRA ÓTICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta didática realizada no IFPE Campus Pesqueira em uma turma do 6º período do curso médio integrado de edificações. Com ouso de simulações computacionais foram trabalhados conceitos como reflexão, refração, e reflexão interna total, fenômenos presentes na física envolvida na fibra ótica. Com um questionário, podemos verificar o desempenho dos estudantes acerca dos fenômenos estudados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, concluindo que o laboratório virtual é uma ferramenta de ensino com alto potencial didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FIBRA ÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID1075_09082016215454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYRON ANDREY DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AYRON ANDREY"
    "autor_email" => "ayronandrey20@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23043
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 1075
    "titulo" => "LABORATÓRIO VIRTUAL: DESVENDANDO A FÍSICA POR TRÁS DA FIBRA ÓTICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta didática realizada no IFPE Campus Pesqueira em uma turma do 6º período do curso médio integrado de edificações. Com ouso de simulações computacionais foram trabalhados conceitos como reflexão, refração, e reflexão interna total, fenômenos presentes na física envolvida na fibra ótica. Com um questionário, podemos verificar o desempenho dos estudantes acerca dos fenômenos estudados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, concluindo que o laboratório virtual é uma ferramenta de ensino com alto potencial didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FIBRA ÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID1075_09082016215454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYRON ANDREY DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AYRON ANDREY"
    "autor_email" => "ayronandrey20@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata de uma proposta didática realizada no IFPE Campus Pesqueira em uma turma do 6º período do curso médio integrado de edificações. Com ouso de simulações computacionais foram trabalhados conceitos como reflexão, refração, e reflexão interna total, fenômenos presentes na física envolvida na fibra ótica. Com um questionário, podemos verificar o desempenho dos estudantes acerca dos fenômenos estudados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, concluindo que o laboratório virtual é uma ferramenta de ensino com alto potencial didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.