A escola da atualidade tem enfrentando novos desafios, dentre eles o de estar inserida na cibercultura e proporcionar um ambiente inclusivo para os alunos no que se refere às novas tecnologias. Isso ocorre porque as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm se difundido cada vez mais rápido e o professor, como também aluno desta escola, tem utilizado as novas tecnologias em seu cotidiano. Dessa cultura digital surgem as gerações digitais: nativos digitais, imigrantes digitais e excluídos digitais. Tais grupos foram classificados assim após a década de 80, quando as TICs começaram a ser disseminadas pelo mundo. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, com aplicação de questionário, realizada em uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB. Com objetivo de identificar se a escola estava inserida na cibercultura, proporcionando a inclusão digital de alunos e professores. Para tanto, primeiramente investigou-se o perfil dos alunos, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários com um universo de 121 alunos, para identificar se eram nativos ou excluídos digitais. E a partir disso analisar se a escola estava incluída no universo da cibercultura. Os dados demonstram que alguns alunos deixaram de ser excluídos digitais no momento em que tiveram contato com as novas tecnologias na escola, passando a serem considerados novatos digitais. Ao final, ficou evidenciado que a escola pode ser considerada inserida na cibercultura, tendo significativa importância na inclusão digital, e os alunos foram caracterizados como nativos e novatos digitais.