Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA

Palavra-chaves: ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23221
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 764
    "inscrito_id" => 2112
    "titulo" => "PRÁTICAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA"
    "resumo" => "Tendo como base as propostas pedagógicas de educação ambiental de forma lúdica foram realizadas neste trabalho ações educativas que contaram com a participação e interação de todos os alunos e professores da Escola Municipal Padre João Collignon, na cidade de São Lourenço da Mata, localizada a 19,7 km da capital do estado de Pernambuco. Assim foram realizadas oficinas pedagógicas de educação ambiental que também trataram da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas e foram promovidas palestras, discussões e apresentações dos trabalhos confeccionados pelos estudantes. Dentre as atividades realizadas destacam-se a de leitura dinâmica, jogos pedagógicos, teatro de fantoches, elaboração de cartazes sobre o que representa o meio ambiente e o que se deve ter numa escola para todos, também foi realizada uma peça de teatro com personagens na forma de fantoches e ao final foram feitas as exposições de todo o material produzido dentro e fora da sala de aula. Podemos concluir que as atividades pedagógicas quando ocorrem de forma lúdica agem como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o trabalho dos educadores e no maior interesse por partes dos educandos, além de serem de fundamental importância no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, sejam elas físicas, de comunicação ou aprendizado. Iniciativas como estas mostram como o trabalho participativo entre equipe escola, estudantes e comunidade podem contribuir positivamente na formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente, e mais participativos e atuantes tanto na sua comunidade como na sociedade com um todo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID2112_14102016001304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJA LILLIAN PACHECO DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "EDJA LILLIAN"
    "autor_email" => "lillian2800@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23221
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 764
    "inscrito_id" => 2112
    "titulo" => "PRÁTICAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA"
    "resumo" => "Tendo como base as propostas pedagógicas de educação ambiental de forma lúdica foram realizadas neste trabalho ações educativas que contaram com a participação e interação de todos os alunos e professores da Escola Municipal Padre João Collignon, na cidade de São Lourenço da Mata, localizada a 19,7 km da capital do estado de Pernambuco. Assim foram realizadas oficinas pedagógicas de educação ambiental que também trataram da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas e foram promovidas palestras, discussões e apresentações dos trabalhos confeccionados pelos estudantes. Dentre as atividades realizadas destacam-se a de leitura dinâmica, jogos pedagógicos, teatro de fantoches, elaboração de cartazes sobre o que representa o meio ambiente e o que se deve ter numa escola para todos, também foi realizada uma peça de teatro com personagens na forma de fantoches e ao final foram feitas as exposições de todo o material produzido dentro e fora da sala de aula. Podemos concluir que as atividades pedagógicas quando ocorrem de forma lúdica agem como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o trabalho dos educadores e no maior interesse por partes dos educandos, além de serem de fundamental importância no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, sejam elas físicas, de comunicação ou aprendizado. Iniciativas como estas mostram como o trabalho participativo entre equipe escola, estudantes e comunidade podem contribuir positivamente na formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente, e mais participativos e atuantes tanto na sua comunidade como na sociedade com um todo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID2112_14102016001304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJA LILLIAN PACHECO DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "EDJA LILLIAN"
    "autor_email" => "lillian2800@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Tendo como base as propostas pedagógicas de educação ambiental de forma lúdica foram realizadas neste trabalho ações educativas que contaram com a participação e interação de todos os alunos e professores da Escola Municipal Padre João Collignon, na cidade de São Lourenço da Mata, localizada a 19,7 km da capital do estado de Pernambuco. Assim foram realizadas oficinas pedagógicas de educação ambiental que também trataram da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas e foram promovidas palestras, discussões e apresentações dos trabalhos confeccionados pelos estudantes. Dentre as atividades realizadas destacam-se a de leitura dinâmica, jogos pedagógicos, teatro de fantoches, elaboração de cartazes sobre o que representa o meio ambiente e o que se deve ter numa escola para todos, também foi realizada uma peça de teatro com personagens na forma de fantoches e ao final foram feitas as exposições de todo o material produzido dentro e fora da sala de aula. Podemos concluir que as atividades pedagógicas quando ocorrem de forma lúdica agem como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o trabalho dos educadores e no maior interesse por partes dos educandos, além de serem de fundamental importância no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, sejam elas físicas, de comunicação ou aprendizado. Iniciativas como estas mostram como o trabalho participativo entre equipe escola, estudantes e comunidade podem contribuir positivamente na formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente, e mais participativos e atuantes tanto na sua comunidade como na sociedade com um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.