O presente trabalho consiste em uma breve reflexão, de pesquisa ainda inicial, sobre dois campos de conhecimentos autônomos, mas que nas Ciências da Educação ganharam uma roupagem própria, a articulação de dois campos do conhecimento de modo a possibilitar avanços na área de educação. Estamos pensando nos Estudos de Gênero – diretamente ligado as discussões sobre sexualidade – e nos Estudos de Currículo. Pretendemos traduzir para o leitor menos familiarizado com o tema o percurso traçado pelos dois campos do conhecimento. Buscaremos em um primeiro momento percorrer o caminho trilhado pela categoria gênero. Como esta foi gestada, manuseada até aportar na seara pedagógica. Para tanto, laçamos mão das reflexões de Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Michel Foucault e outros. No segundo momento pretendemos dar visibilidade aos estudos de currículo. Buscaremos pôr em cena o trajeto do campo, pensando sua gênese nos Estados Unidos e sua recepção no Brasil. O trabalho de Tomaz Tadeu da Silva é peça chave nesta empreitada. Por fim, traçamos uma articulação destes campos por meio dos Estudos Culturais. A utilização das concepções de currículo e gênero nos levou a refletir sobre os conceitos que norteiam os passos rumo a uma problematização de Currículo e seu diálogo com a diversidade de gênero. Tal problematização toma como base a análise do discurso oficial presente nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s). O objetivo final é o de apresentar estas categorias enquanto construções socioculturais, e enquanto tal evidenciar a dimensão inventiva das identidades. Ao leitor deve ficar claro que a estratégia metodológica por nós utilizada consiste em apenas traduzir o debate de forma conceitual, afim de instrumentalizá-lo para uma analítica mais apropriada aos seus estudos.