Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRADUZINDO O DEBATE: CURRÍCULO, GÊNERO E SEXUALIDADE, UMA LEITURA CONCEITUAL

Palavra-chaves: GÊNERO, CURRÍCULO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23303 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "TRADUZINDO O DEBATE: CURRÍCULO, GÊNERO E SEXUALIDADE, UMA LEITURA CONCEITUAL" "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma breve reflexão, de pesquisa ainda inicial, sobre dois campos de conhecimentos autônomos, mas que nas Ciências da Educação ganharam uma roupagem própria, a articulação de dois campos do conhecimento de modo a possibilitar avanços na área de educação. Estamos pensando nos Estudos de Gênero – diretamente ligado as discussões sobre sexualidade – e nos Estudos de Currículo. Pretendemos traduzir para o leitor menos familiarizado com o tema o percurso traçado pelos dois campos do conhecimento. Buscaremos em um primeiro momento percorrer o caminho trilhado pela categoria gênero. Como esta foi gestada, manuseada até aportar na seara pedagógica. Para tanto, laçamos mão das reflexões de Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Michel Foucault e outros. No segundo momento pretendemos dar visibilidade aos estudos de currículo. Buscaremos pôr em cena o trajeto do campo, pensando sua gênese nos Estados Unidos e sua recepção no Brasil. O trabalho de Tomaz Tadeu da Silva é peça chave nesta empreitada. Por fim, traçamos uma articulação destes campos por meio dos Estudos Culturais. A utilização das concepções de currículo e gênero nos levou a refletir sobre os conceitos que norteiam os passos rumo a uma problematização de Currículo e seu diálogo com a diversidade de gênero. Tal problematização toma como base a análise do discurso oficial presente nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s). O objetivo final é o de apresentar estas categorias enquanto construções socioculturais, e enquanto tal evidenciar a dimensão inventiva das identidades. Ao leitor deve ficar claro que a estratégia metodológica por nós utilizada consiste em apenas traduzir o debate de forma conceitual, afim de instrumentalizá-lo para uma analítica mais apropriada aos seus estudos.O presente trabalho consiste em uma breve reflexão, de pesquisa ainda inicial, sobre dois campos de conhecimentos autônomos, mas que nas Ciências da Educação ga" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "GÊNERO, CURRÍCULO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID490_03102016212701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADJEFFERSON SILVA" "autor_nome_curto" => "ADJEFFERSON" "autor_email" => "ad.jefferson@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23303 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "TRADUZINDO O DEBATE: CURRÍCULO, GÊNERO E SEXUALIDADE, UMA LEITURA CONCEITUAL" "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma breve reflexão, de pesquisa ainda inicial, sobre dois campos de conhecimentos autônomos, mas que nas Ciências da Educação ganharam uma roupagem própria, a articulação de dois campos do conhecimento de modo a possibilitar avanços na área de educação. Estamos pensando nos Estudos de Gênero – diretamente ligado as discussões sobre sexualidade – e nos Estudos de Currículo. Pretendemos traduzir para o leitor menos familiarizado com o tema o percurso traçado pelos dois campos do conhecimento. Buscaremos em um primeiro momento percorrer o caminho trilhado pela categoria gênero. Como esta foi gestada, manuseada até aportar na seara pedagógica. Para tanto, laçamos mão das reflexões de Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Michel Foucault e outros. No segundo momento pretendemos dar visibilidade aos estudos de currículo. Buscaremos pôr em cena o trajeto do campo, pensando sua gênese nos Estados Unidos e sua recepção no Brasil. O trabalho de Tomaz Tadeu da Silva é peça chave nesta empreitada. Por fim, traçamos uma articulação destes campos por meio dos Estudos Culturais. A utilização das concepções de currículo e gênero nos levou a refletir sobre os conceitos que norteiam os passos rumo a uma problematização de Currículo e seu diálogo com a diversidade de gênero. Tal problematização toma como base a análise do discurso oficial presente nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s). O objetivo final é o de apresentar estas categorias enquanto construções socioculturais, e enquanto tal evidenciar a dimensão inventiva das identidades. Ao leitor deve ficar claro que a estratégia metodológica por nós utilizada consiste em apenas traduzir o debate de forma conceitual, afim de instrumentalizá-lo para uma analítica mais apropriada aos seus estudos.O presente trabalho consiste em uma breve reflexão, de pesquisa ainda inicial, sobre dois campos de conhecimentos autônomos, mas que nas Ciências da Educação ga" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "GÊNERO, CURRÍCULO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID490_03102016212701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADJEFFERSON SILVA" "autor_nome_curto" => "ADJEFFERSON" "autor_email" => "ad.jefferson@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho consiste em uma breve reflexão, de pesquisa ainda inicial, sobre dois campos de conhecimentos autônomos, mas que nas Ciências da Educação ganharam uma roupagem própria, a articulação de dois campos do conhecimento de modo a possibilitar avanços na área de educação. Estamos pensando nos Estudos de Gênero – diretamente ligado as discussões sobre sexualidade – e nos Estudos de Currículo. Pretendemos traduzir para o leitor menos familiarizado com o tema o percurso traçado pelos dois campos do conhecimento. Buscaremos em um primeiro momento percorrer o caminho trilhado pela categoria gênero. Como esta foi gestada, manuseada até aportar na seara pedagógica. Para tanto, laçamos mão das reflexões de Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Michel Foucault e outros. No segundo momento pretendemos dar visibilidade aos estudos de currículo. Buscaremos pôr em cena o trajeto do campo, pensando sua gênese nos Estados Unidos e sua recepção no Brasil. O trabalho de Tomaz Tadeu da Silva é peça chave nesta empreitada. Por fim, traçamos uma articulação destes campos por meio dos Estudos Culturais. A utilização das concepções de currículo e gênero nos levou a refletir sobre os conceitos que norteiam os passos rumo a uma problematização de Currículo e seu diálogo com a diversidade de gênero. Tal problematização toma como base a análise do discurso oficial presente nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s). O objetivo final é o de apresentar estas categorias enquanto construções socioculturais, e enquanto tal evidenciar a dimensão inventiva das identidades. Ao leitor deve ficar claro que a estratégia metodológica por nós utilizada consiste em apenas traduzir o debate de forma conceitual, afim de instrumentalizá-lo para uma analítica mais apropriada aos seus estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.