O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem, bem como na formação cidadã. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do programa de apoio ao ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Professora Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de graduandas, cursando o 7° período do curso de Letras Espanhol da mesma instituição que, fomentam a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do ensino fundamental, proporcionadas pelo programa, em instituição de nível básico situada nas dependências da própria universidade - Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS). Utilizando o gênero conto, através do lúdico e, igualmente textos multimodais a literatura é abordada, de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, fazendo com que os mesmos desenvolvam o ato de construir seus próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que os tornam mais propensos a se tornarem cidadãos atuantes. No que se refere aos resultados, identificamos um significativo avanço dos aprendizes quanto a aquisição da língua, mas principalmente contribuímos para uma mudança em suas percepção de mundo. Além disso, a investigação nos propiciou um significativo crescimento profissional, visto que atuamos de modo que podemos experienciar metodologias próprias, adaptando-as quando necessário.