A RENOVAÇÃO DA LITERATURA EM SALA DE AULA DE ELE: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22642 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 778 "inscrito_id" => 1621 "titulo" => "A RENOVAÇÃO DA LITERATURA EM SALA DE AULA DE ELE: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA" "resumo" => "O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem, bem como na formação cidadã. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do programa de apoio ao ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Professora Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de graduandas, cursando o 7° período do curso de Letras Espanhol da mesma instituição que, fomentam a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do ensino fundamental, proporcionadas pelo programa, em instituição de nível básico situada nas dependências da própria universidade - Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS). Utilizando o gênero conto, através do lúdico e, igualmente textos multimodais a literatura é abordada, de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, fazendo com que os mesmos desenvolvam o ato de construir seus próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que os tornam mais propensos a se tornarem cidadãos atuantes. No que se refere aos resultados, identificamos um significativo avanço dos aprendizes quanto a aquisição da língua, mas principalmente contribuímos para uma mudança em suas percepção de mundo. Além disso, a investigação nos propiciou um significativo crescimento profissional, visto que atuamos de modo que podemos experienciar metodologias próprias, adaptando-as quando necessário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE ELE, ENSINO DE LITERATURA;, INTERDISCIPLINARIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID1621_15102016132034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DOS SANTOS LEANDRO HERMINIO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL LEANDRO" "autor_email" => "prof.raquelleandro@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22642 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 778 "inscrito_id" => 1621 "titulo" => "A RENOVAÇÃO DA LITERATURA EM SALA DE AULA DE ELE: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA" "resumo" => "O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem, bem como na formação cidadã. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do programa de apoio ao ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Professora Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de graduandas, cursando o 7° período do curso de Letras Espanhol da mesma instituição que, fomentam a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do ensino fundamental, proporcionadas pelo programa, em instituição de nível básico situada nas dependências da própria universidade - Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS). Utilizando o gênero conto, através do lúdico e, igualmente textos multimodais a literatura é abordada, de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, fazendo com que os mesmos desenvolvam o ato de construir seus próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que os tornam mais propensos a se tornarem cidadãos atuantes. No que se refere aos resultados, identificamos um significativo avanço dos aprendizes quanto a aquisição da língua, mas principalmente contribuímos para uma mudança em suas percepção de mundo. Além disso, a investigação nos propiciou um significativo crescimento profissional, visto que atuamos de modo que podemos experienciar metodologias próprias, adaptando-as quando necessário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE ELE, ENSINO DE LITERATURA;, INTERDISCIPLINARIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID1621_15102016132034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DOS SANTOS LEANDRO HERMINIO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL LEANDRO" "autor_email" => "prof.raquelleandro@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }