Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

IMPLANTAÇÃO DO ATELIER DE RECICLÁVEIS EM ESCOLA DE ZONA RURAL: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE PROTAGONIZANDO A INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE, PRÁTICAS INCLUSIVAS, ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo descreve o relato de experiência da implantação de um atelier de materiais recicláveis, atividade proposta no plano de ação do Atendimento Educacional Especializado-AEE, na Escola Pública Humberto de Campos, que funciona da Educação infantil ao Ensino Fundamental, localizada no Engenho Timbuassu Município de Escada – PE. Conforme as Legislações vigentes o AEE compreende na sua prática novos significados na inclusão escolar da pessoa com deficiência no ensino regular, mobilizando e sensibilizando estudantes com deficiências, Altas habilidades/superdotação e comunidade escolar para participarem ativamente das práticas pertinentes nesse processo. Além disso, o professor do Atendimento Educacional Especializado-AEE tem nas suas atribuições a função de elaborar, planejar e criar recursos materiais como incentivo do protagonismo desses estudantes. Ademais, descreveremos as experiências vivenciadas, as atividades que permearam os diálogos, interações e envolvimento de toda comunidade escolar e a fruição de criar o atelier de reciclagem de materiais como: PETs, barbantes, Cds usados, pneus, entre outros. Todavia, esse projeto surgiu da coleta de dados das escutas da comunidade escolar sobre as dificuldades apontadas com relação aos cuidados com meio ambiente, as histórias de vida dos estudantes com deficiências, os interesses, carências socioeconômicas, culturais e lazer. Nesse contexto tornou-se imprescindível que as atividades do AEE fossem ofertadas num ambiente propício as interações, com atividades compartilhadas, criativas e prazerosas. Enfim, essa iniciativa provocou reflexões pertinentes acerca das atribuições do AEE na perspectiva de inclusão escolar, essa nova abordagem teórico/metodológica desafiou práticas excludentes, eliminando preconceitos na perspectiva de uma aprendizagem que ultrapasse os muros da escola.

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