O presente trabalho discutirá sobre a prática docente de ensino de língua e literatura no ensino fundamental II e na primeira série do ensino médio, metodologias, currículo e sobre as orientações dadas pelos documentos oficiais do ensino de Linguagens. Este estágio supervisionado tem como objetivo fazer com que o aluno do curso de formação de professores vivencie a prática e a teoria de ensino de língua e literatura na educação básica, partindo da universidade para escola pública do ensino básico. Além disso, o estágio supervisionado pretende formar um novo profissional para o ensino de língua e literatura na educação básica, o profissional que amplie e maximize suas habilidades de aprendizagem transpondo-as para melhorias na educação. A vivência ocorreu em duas escolas públicas da educação básica: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, e na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, ambas as escola estão localizadas na cidade de Campina Grande-PB. É de grande valia para nós do curso formação de professores, licenciatura em Língua Portuguesa, que estamos em processo de aquisição de conhecimento da prática e teoria da docência, pois permite a reflexão sobre as práticas docentes na educação básica, permitindo que se tome um posicionamento sobre o profissional que se pretende ser ao assumir uma sala de aula. É a partir das reflexões críticas das práticas de ensino passadas, sobre os erros e acertos que se moldam e melhoram as novas práticas. Os desafios para formação de professores são diversos, entretanto, sabemos da importância, persistência de qualificar e validar o ensino público na educação básica para que todos cidadãos saiam ganhando qualidade de vida na sociedade e saibam desempenhar suas funções sociais, políticas e culturais do nosso país.