Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESAFIOS DO DOCENTE NA INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: TIC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22804
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "DESAFIOS DO DOCENTE NA INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O setor educacional vem passando por grandes transformações ao longo do tempo. Com o advento das Tecnologias de Informação e comunicação – TIC este não pode se esquivar de acompanhar e incluir estas importantes ferramentas em benefício do ensino e aprendizagem.  Em vista disso, esta pesquisa trata sobre a inserção das TIC no setor educacional, mostrando os desafios do trabalho docente frente a esta realidade. Tem como principal objetivo analisar os desafios que o professor enfrenta para inclusão das TIC em sala de aula. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema, utilizando-se autores como Moran (1999), Marcos Silva (2004), Pescador (2010), Serafim e Sousa (2008) e Tajra (2010). Em seguida foi aplicado um questionário a alguns professores de educação profissional e por fim, foi realizada uma análise dos resultados obtidos, ficando perceptível que as principais dificuldades que os docentes enfrentam para trabalharem com tecnologias em sala de aula, acontecem pela falta de recursos, a precária formação do professor e também pela falta de domínio de ferramentas básicas por parte de alguns estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TIC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID406_20092016083903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "PAUA FREITAS"
    "autor_email" => "paula.edvania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22804
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "DESAFIOS DO DOCENTE NA INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O setor educacional vem passando por grandes transformações ao longo do tempo. Com o advento das Tecnologias de Informação e comunicação – TIC este não pode se esquivar de acompanhar e incluir estas importantes ferramentas em benefício do ensino e aprendizagem.  Em vista disso, esta pesquisa trata sobre a inserção das TIC no setor educacional, mostrando os desafios do trabalho docente frente a esta realidade. Tem como principal objetivo analisar os desafios que o professor enfrenta para inclusão das TIC em sala de aula. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema, utilizando-se autores como Moran (1999), Marcos Silva (2004), Pescador (2010), Serafim e Sousa (2008) e Tajra (2010). Em seguida foi aplicado um questionário a alguns professores de educação profissional e por fim, foi realizada uma análise dos resultados obtidos, ficando perceptível que as principais dificuldades que os docentes enfrentam para trabalharem com tecnologias em sala de aula, acontecem pela falta de recursos, a precária formação do professor e também pela falta de domínio de ferramentas básicas por parte de alguns estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TIC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID406_20092016083903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "PAUA FREITAS"
    "autor_email" => "paula.edvania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O setor educacional vem passando por grandes transformações ao longo do tempo. Com o advento das Tecnologias de Informação e comunicação – TIC este não pode se esquivar de acompanhar e incluir estas importantes ferramentas em benefício do ensino e aprendizagem. Em vista disso, esta pesquisa trata sobre a inserção das TIC no setor educacional, mostrando os desafios do trabalho docente frente a esta realidade. Tem como principal objetivo analisar os desafios que o professor enfrenta para inclusão das TIC em sala de aula. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema, utilizando-se autores como Moran (1999), Marcos Silva (2004), Pescador (2010), Serafim e Sousa (2008) e Tajra (2010). Em seguida foi aplicado um questionário a alguns professores de educação profissional e por fim, foi realizada uma análise dos resultados obtidos, ficando perceptível que as principais dificuldades que os docentes enfrentam para trabalharem com tecnologias em sala de aula, acontecem pela falta de recursos, a precária formação do professor e também pela falta de domínio de ferramentas básicas por parte de alguns estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.