GRUPO DE PAIS EM UMA ESCOLA DE SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22979 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "GRUPO DE PAIS EM UMA ESCOLA DE SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma experiência prática propiciada pela disciplina de Psicologia Escolar, realizada por três graduandos de psicologia. Objetivou formar uma rede de apoio e de partilha de experiências e informações em prol da desconstrução de dogmas equivocados sobre os limites e possibilidades da pessoa com deficiência, a partir do acesso às concepções de pais e/ou outros familiares de deficientes auditivos a respeito da deficiência dos filhos, dos recursos de comunicação para com estes e sobre a qualidade das interações linguísticas que estabelecem com as crianças surdas. Partiu-se do paradigma da inclusão como modelo de referência para o planejamento de intervenções focalizadas na escuta, na motivação e na conscientização dos participantes em permanecerem no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As atividades foram realizadas em uma escola pública de áudio-comunicação, situada na cidade de Campina Grande-PB, por meio da metodologia de oficinas educativas, baseadas em pesquisa bibliográfica prévia a respeito da deficiência auditiva, relacionamento entre os pais e o filho surdo e sobre a inclusão no ambiente escolar, com utilização de vídeos com entrevistas, depoimentos e ilustrações sobre situações diversas vivenciadas pelo surdo e sua família. Essas atividades propiciaram aos pais e/ou cuidadores momentos em que pudessem falar de seus desafios e angústias; fez emergir entre eles reflexões e discussões sobre diversos assuntos referentes aos filhos com deficiência auditiva, como a importância da comunicação para o desenvolvimento do indivíduo, vida afetiva, escolha profissional, etc., desconstruindo velhos paradigmas e encorajando todos os participantes a reivindicarem na sociedade, junto com o deficiente auditivo, melhores condições para o desenvolvimento do ser humano, condições essas que respondam às diferentes limitações que possuímos, valorizando e propiciando o desenvolvimento saudável e peculiar de cada cidadão. Aos discentes, essa experiência permitiu a atuação junto a pais de pessoas com deficiência e, a partir desta, perceber a importância e os efeitos da atuação do psicólogo escolar como agente colaborativo para a otimização do processo de ensino-aprendizagem e promoção do bem-estar biopsicossocial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "GRUPO DE PAIS, COMUNICAÇÃO, LIBRAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID2210_01092016173224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIFF LAURENTINO DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAIFF CRUZ" "autor_email" => "raiffcruz2@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - UNIDADE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22979 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "GRUPO DE PAIS EM UMA ESCOLA DE SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma experiência prática propiciada pela disciplina de Psicologia Escolar, realizada por três graduandos de psicologia. Objetivou formar uma rede de apoio e de partilha de experiências e informações em prol da desconstrução de dogmas equivocados sobre os limites e possibilidades da pessoa com deficiência, a partir do acesso às concepções de pais e/ou outros familiares de deficientes auditivos a respeito da deficiência dos filhos, dos recursos de comunicação para com estes e sobre a qualidade das interações linguísticas que estabelecem com as crianças surdas. Partiu-se do paradigma da inclusão como modelo de referência para o planejamento de intervenções focalizadas na escuta, na motivação e na conscientização dos participantes em permanecerem no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As atividades foram realizadas em uma escola pública de áudio-comunicação, situada na cidade de Campina Grande-PB, por meio da metodologia de oficinas educativas, baseadas em pesquisa bibliográfica prévia a respeito da deficiência auditiva, relacionamento entre os pais e o filho surdo e sobre a inclusão no ambiente escolar, com utilização de vídeos com entrevistas, depoimentos e ilustrações sobre situações diversas vivenciadas pelo surdo e sua família. Essas atividades propiciaram aos pais e/ou cuidadores momentos em que pudessem falar de seus desafios e angústias; fez emergir entre eles reflexões e discussões sobre diversos assuntos referentes aos filhos com deficiência auditiva, como a importância da comunicação para o desenvolvimento do indivíduo, vida afetiva, escolha profissional, etc., desconstruindo velhos paradigmas e encorajando todos os participantes a reivindicarem na sociedade, junto com o deficiente auditivo, melhores condições para o desenvolvimento do ser humano, condições essas que respondam às diferentes limitações que possuímos, valorizando e propiciando o desenvolvimento saudável e peculiar de cada cidadão. Aos discentes, essa experiência permitiu a atuação junto a pais de pessoas com deficiência e, a partir desta, perceber a importância e os efeitos da atuação do psicólogo escolar como agente colaborativo para a otimização do processo de ensino-aprendizagem e promoção do bem-estar biopsicossocial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "GRUPO DE PAIS, COMUNICAÇÃO, LIBRAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID2210_01092016173224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIFF LAURENTINO DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAIFF CRUZ" "autor_email" => "raiffcruz2@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - UNIDADE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }