A motivação é um fator determinante para a aprendizagem. Esta impulsiona o aluno a querer aprender, disponibilizando tempo e energia necessários para fazê-lo. O processo de inclusão de criança surda é um dos mais complexo, visto que, interfere na comunicação e no equilíbrio. Assim sendo, o trabalho do professor deve ser dinâmico, de forma que possibilite a criança desenvolver suas competências e habilidades. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação do professor no processo de inclusão de criança surda, bem como, contribuir para a prática pedagógica em sala de aula. A pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma turma de PRE I, da Escola Municipal João Martins dos Santos, localizada em São Domingos do Cariri-PB, configurando este trabalho num estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se o método observacional visando obter resultados a partir das ações realizadas na sala de aula com a aluna. Utilizando diversos recursos, bem como, oferecendo situações de interações, percebemos o quanto a aluna evoluiu na aprendizagem. Assim, entendemos que a motivação foi essencial para o desenvolvimento da criança. Porém, para que a inclusão aconteça, é necessário que a escola esteja bem preparada, como também, o apoio da família para fazer o acompanhamento da mesma com outros profissionais, proporcionando-a a inserção social.