Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTUDO DE CASO: INCLUSÃO DE CRIANÇA SURDA EM SÃO DOMINGOS DO CARIRI-PB

Palavra-chaves: MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA AUDITIVA Pôster (PO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22943
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 917
    "inscrito_id" => 4090
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO: INCLUSÃO DE CRIANÇA SURDA EM SÃO DOMINGOS DO CARIRI-PB"
    "resumo" => "A motivação é um fator determinante para a aprendizagem. Esta impulsiona o aluno a querer aprender, disponibilizando tempo e energia necessários para fazê-lo. O processo de inclusão de criança surda é um dos mais complexo, visto que, interfere na comunicação e no equilíbrio. Assim sendo, o trabalho do professor deve ser dinâmico, de forma que possibilite a criança desenvolver suas competências e habilidades. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação do professor no processo de inclusão de criança surda, bem como, contribuir para a prática pedagógica em sala de aula. A pesquisa foi realizada  com uma aluna surda de uma turma de PRE I, da Escola Municipal João Martins dos Santos, localizada em São Domingos do Cariri-PB,  configurando este trabalho num estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se o método observacional visando obter resultados a partir das ações realizadas na sala de aula com a aluna. Utilizando diversos recursos, bem como, oferecendo situações de interações, percebemos o quanto a aluna evoluiu na aprendizagem. Assim, entendemos que a motivação foi essencial para o desenvolvimento da criança. Porém, para que a inclusão aconteça, é necessário que a escola esteja bem preparada, como também, o apoio da família para fazer o acompanhamento da mesma com outros profissionais, proporcionando-a a inserção social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA AUDITIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID4090_23102016154625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIA BATISTA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JANIA BATISTA"
    "autor_email" => "janiabatista86@gmail.com"
    "autor_ies" => "FADIRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22943
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 917
    "inscrito_id" => 4090
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO: INCLUSÃO DE CRIANÇA SURDA EM SÃO DOMINGOS DO CARIRI-PB"
    "resumo" => "A motivação é um fator determinante para a aprendizagem. Esta impulsiona o aluno a querer aprender, disponibilizando tempo e energia necessários para fazê-lo. O processo de inclusão de criança surda é um dos mais complexo, visto que, interfere na comunicação e no equilíbrio. Assim sendo, o trabalho do professor deve ser dinâmico, de forma que possibilite a criança desenvolver suas competências e habilidades. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação do professor no processo de inclusão de criança surda, bem como, contribuir para a prática pedagógica em sala de aula. A pesquisa foi realizada  com uma aluna surda de uma turma de PRE I, da Escola Municipal João Martins dos Santos, localizada em São Domingos do Cariri-PB,  configurando este trabalho num estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se o método observacional visando obter resultados a partir das ações realizadas na sala de aula com a aluna. Utilizando diversos recursos, bem como, oferecendo situações de interações, percebemos o quanto a aluna evoluiu na aprendizagem. Assim, entendemos que a motivação foi essencial para o desenvolvimento da criança. Porém, para que a inclusão aconteça, é necessário que a escola esteja bem preparada, como também, o apoio da família para fazer o acompanhamento da mesma com outros profissionais, proporcionando-a a inserção social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA AUDITIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID4090_23102016154625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIA BATISTA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JANIA BATISTA"
    "autor_email" => "janiabatista86@gmail.com"
    "autor_ies" => "FADIRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A motivação é um fator determinante para a aprendizagem. Esta impulsiona o aluno a querer aprender, disponibilizando tempo e energia necessários para fazê-lo. O processo de inclusão de criança surda é um dos mais complexo, visto que, interfere na comunicação e no equilíbrio. Assim sendo, o trabalho do professor deve ser dinâmico, de forma que possibilite a criança desenvolver suas competências e habilidades. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação do professor no processo de inclusão de criança surda, bem como, contribuir para a prática pedagógica em sala de aula. A pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma turma de PRE I, da Escola Municipal João Martins dos Santos, localizada em São Domingos do Cariri-PB, configurando este trabalho num estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se o método observacional visando obter resultados a partir das ações realizadas na sala de aula com a aluna. Utilizando diversos recursos, bem como, oferecendo situações de interações, percebemos o quanto a aluna evoluiu na aprendizagem. Assim, entendemos que a motivação foi essencial para o desenvolvimento da criança. Porém, para que a inclusão aconteça, é necessário que a escola esteja bem preparada, como também, o apoio da família para fazer o acompanhamento da mesma com outros profissionais, proporcionando-a a inserção social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.