O contexto contemporâneo é marcado por uma sociedade complexa, de múltiplas culturas e de relações híbridas, ante a esta configuração, buscamos apontar uma reflexão aberta, em que os diferentes grupos culturais tenham voz. Neste sentido, enfatizamos a função social da escola e trataremos do papel educativo presente nas histórias em quadrinhos, que podem vir a contribuir na Educação Básica, a partir da formação inicial docente. Diante do exposto indagamos, como é possível promover e trabalhar a equidade de gênero na escola brasileira contemporânea? Como os cursos de pedagogia estão formandos os docentes que irão atuar na educação básica, nos anos iniciais, sobre as identidades de gênero, presentes no cotidiano escolar? Como é possível trabalhar as identidades de gênero na infância, a partir da utilização do potencial educativo das histórias em quadrinhos que apresentam personagens infantis femininos? A partir destas questões norteadoras apresentamos o seguinte objetivo investigar o papel educativo das histórias em quadrinhos no cotidiano escolar, na perspectiva da formação inicial docente, nas discussões sobre as identidades de gênero na infância, como foco no feminino. Este estudo em educação encontra-se em andamento, configura-se como qualitativa, com característica inicial bibliográfica e no decorrer do processo será do tipo pesquisa-ação. Nossa base teórica se constitui em: Carvalho e Pereira (2003), Santos e Vergueiro (2012), Balestrin e Soares (2007), outros que discutes identidade de gênero e histórias em quadrinhos. Neste sentido, compreendemos que as diferentes abordagens temáticas presentes nas histórias em quadrinhos estão articuladas ao desenvolvimento histórico e cultural presente na sociedade, então podemos inicialmente observar que a partir do contexto representativo nos quadrinhos percebemos as construções que envolvem as identidades de gênero, focando no feminino e sua relação com a infância.