Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, CONTEXTO ESCOLAR Pôster (PO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23255
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 827
    "inscrito_id" => 3536
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente estudo refere-se ao relato de experiência vivenciado a partir da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais tendo como objetivo compreender as dificuldades das crianças em seu processo de aprendizagem, usando o método da observação, compreendendo as questões fundamentais sobre o processo de aprendizagem, como também posteriormente a aplicação de uma entrevista com a professora, e outra com a mãe do aluno observado. Na entrevista com a professora, a mesma apresenta as dificuldades da turma, bem como os métodos para trabalhar com as crianças com maior dificuldade na leitura e na escrita, mostrando sua eficácia, especialidade e seu desempenho para com as mesmas. Com a responsável do aluno, na entrevista apresentou a rotina diária do filho, assim como suas dificuldades em casa e como lidar com sua agressividade. As observações também promoveram maior conhecimento e compreensão sobre o contexto escolar voltado para a interação de professor-aluno, dificuldades de aprendizagem apresentada, as demandas escolares sobre o contexto educacional e quais as dificuldades mais frequentes ali encontradas. A experiência do estágio foi de grande relevância no sentido de compreender o comportamento dos alunos individual quanto coletivamente, evidenciando a importância de uma relação satisfatória entre alunos e professores mesmo uma criança que se destaca das demais por apresentar agressividade no comportamento diante dos colegas e da professora, assim também por ter dificuldades na leitura. O estágio mostrou a importância da figura do psicólogo no contexto escolar, para assim trabalhar de forma individual ou em conjunto as questões biopsicossociais dos que fazem parte do contexto escolar, diante das dificuldades apresentadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, CONTEXTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID3536_20102016172900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANY COURA TOMAZ"
    "autor_nome_curto" => "ALANY COURA "
    "autor_email" => "alany-coura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23255
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 827
    "inscrito_id" => 3536
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente estudo refere-se ao relato de experiência vivenciado a partir da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais tendo como objetivo compreender as dificuldades das crianças em seu processo de aprendizagem, usando o método da observação, compreendendo as questões fundamentais sobre o processo de aprendizagem, como também posteriormente a aplicação de uma entrevista com a professora, e outra com a mãe do aluno observado. Na entrevista com a professora, a mesma apresenta as dificuldades da turma, bem como os métodos para trabalhar com as crianças com maior dificuldade na leitura e na escrita, mostrando sua eficácia, especialidade e seu desempenho para com as mesmas. Com a responsável do aluno, na entrevista apresentou a rotina diária do filho, assim como suas dificuldades em casa e como lidar com sua agressividade. As observações também promoveram maior conhecimento e compreensão sobre o contexto escolar voltado para a interação de professor-aluno, dificuldades de aprendizagem apresentada, as demandas escolares sobre o contexto educacional e quais as dificuldades mais frequentes ali encontradas. A experiência do estágio foi de grande relevância no sentido de compreender o comportamento dos alunos individual quanto coletivamente, evidenciando a importância de uma relação satisfatória entre alunos e professores mesmo uma criança que se destaca das demais por apresentar agressividade no comportamento diante dos colegas e da professora, assim também por ter dificuldades na leitura. O estágio mostrou a importância da figura do psicólogo no contexto escolar, para assim trabalhar de forma individual ou em conjunto as questões biopsicossociais dos que fazem parte do contexto escolar, diante das dificuldades apresentadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, CONTEXTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID3536_20102016172900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANY COURA TOMAZ"
    "autor_nome_curto" => "ALANY COURA "
    "autor_email" => "alany-coura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo refere-se ao relato de experiência vivenciado a partir da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais tendo como objetivo compreender as dificuldades das crianças em seu processo de aprendizagem, usando o método da observação, compreendendo as questões fundamentais sobre o processo de aprendizagem, como também posteriormente a aplicação de uma entrevista com a professora, e outra com a mãe do aluno observado. Na entrevista com a professora, a mesma apresenta as dificuldades da turma, bem como os métodos para trabalhar com as crianças com maior dificuldade na leitura e na escrita, mostrando sua eficácia, especialidade e seu desempenho para com as mesmas. Com a responsável do aluno, na entrevista apresentou a rotina diária do filho, assim como suas dificuldades em casa e como lidar com sua agressividade. As observações também promoveram maior conhecimento e compreensão sobre o contexto escolar voltado para a interação de professor-aluno, dificuldades de aprendizagem apresentada, as demandas escolares sobre o contexto educacional e quais as dificuldades mais frequentes ali encontradas. A experiência do estágio foi de grande relevância no sentido de compreender o comportamento dos alunos individual quanto coletivamente, evidenciando a importância de uma relação satisfatória entre alunos e professores mesmo uma criança que se destaca das demais por apresentar agressividade no comportamento diante dos colegas e da professora, assim também por ter dificuldades na leitura. O estágio mostrou a importância da figura do psicólogo no contexto escolar, para assim trabalhar de forma individual ou em conjunto as questões biopsicossociais dos que fazem parte do contexto escolar, diante das dificuldades apresentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.