A perspectiva educacional inclusiva, configura-se numa proposta que contempla a diversidade inerente à espécie humana, o que envolve a percepção e o atendimento às necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, como parte do sistema regular de ensino. Compreendendo a formação humana a partir de uma perspectiva integral da qual o fenômeno religioso faz parte, apresentamos as contribuições do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, na promoção de uma aprendizagem e desenvolvimento pessoal de todos, indistintamente, por meio da atuação do “Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, vinculado ao Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo, onde se desenvolvem estudos sobre o diálogo entre as religiões, visando sobretudo, a soma e multiplicação dos esforços acadêmicos e políticos na construção de uma rede de incentivo à diversidade e ao diálogo. Dentre as categorias-chave para este empreendimento, destacamos a Transdisciplinaridade como proposta plurimetodológica, acadêmica e não confessional para os estudos em religião, cujo desdobramento para o Espaço escolar, é o desenvolvimento do Ensino Religioso numa perspectiva político-pedagógica de esclarecimento das linguagens do imaginário religioso, sua contextualização e interpretação de modo a contemplar a diversidade religiosa.