O referido artigo é fruto dos resultados obtidos em uma oficina temática realizada junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Frei Manfredo, localizada no município de Lagoa Seca, acerca do tema: Recompondo Memórias e Tecendo Histórias: a cultura africana e afro-brasileira na Educação de Jovens e Adultos – EJA, este projeto de intervenção visou contribuir para despertar no público alvo as consequências das discriminações, bem como dos preconceitos praticados aos negros. Para tanto, a experiência teve como objetivo geral: desenvolver ações e reflexões sobre a diversidade imersa nos grupos étnicos, objetivando perceber, nessas práticas pedagógicas significantes aspectos de uma cultura africana e afro-brasileira, além da identificação da imensurável contribuição e o reconhecimento das relações étnico-raciais, possibilitando assim a inserção e o acesso de informações até então, silenciadas entre os alunos da EJA. Assim, no presente estudo buscar-se-á refletir tais experiências, a partir das inquietações despertadas por parte dos professores sobre a naturalização e/ou banalização de atitudes de discriminação e de preconceito no cotidiano escolar.